DN – Golden Share / Guerra Híbrida / AD5 /

 
 

09/2016 – 04 Novembro 2016
www.defesanet.com.br

 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

BID – EED x Estrangeiras ?


DefesaNet publicou com exclusividade um ponto focal da nova estratégia para a Base Industrial de Defesa Brasileira. Uma política mais flexível para as empresas estrangeiras desde que estas aceitem a “Golden Share”.

O Secretário Flávio Basílio, da Secretaria de Produtos de Defesa, adiantou a DefesaNet este ponto.

O ministro da Defesa Raul Jungmann detalhará esta proposta na reunião do COMDEFESA FIESP, nesta Segunda-Feira (07NOV2016).

  EXCLUSIVO – Flavio Basílio: Brasil Proporá Golden Share para Empresas Estrangeiras Link

Ministério Ipiranga "ops" da Defesa

Jungmann brinca que o Ministério da Defesa virou o posto Ipiranga

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, brinca que o ministério comandado por ele tornou-se uma espécie de posto Ipiranga na Esplanada, numa alusão à célebre propaganda da rede de combustíveis em que tudo é resolvido. "Deu problema? Manda lá para a Defesa. Ou melhor, para o posto Ipiranga”, costuma dizer.

Entre as demandas atendidas pelo ministério recentemente esteve a de atuar na segurança das eleições em alguns lugares conturbados.

Nota publicada na Coluna Revista Época Expresso, em 03NOV2016


 

Punhos de Aço – 6ª Bda Inf Bld


A 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), vinculada à 3ª DE, CMS,   iniciou, em 31 de outubro de 2016, o seu exercício anual de adestramento avançado, com o objetivo de praticar, no campo, a integração de seus diversos sistemas e funções de combate.

Estão sendo empregados meios de alta tecnologia no exercício. Entre eles, se destacam rádios Falcon III, com criptografia e georreferenciamento, Dispositivo Simulado de Engajamento Tático (DSET) e equipamentos de visão noturna de diversos tipos, com destaque para câmera de imagem termal CORAL, da empresa AEL Sistemas. Também será testado o sistema de aeronave remotamente pilotada ARP, da mesma empresa, em missões de reconhecimento tático.

 

Imprensa "Bundalelê"


Termo criado pelo jornalista Aluízio Amorim. A imprensa que adota como verdade imutável, sem contestação as manchetes da imprensa internacional.

Ver a definição por Aluízio Amorim Link


 

Imprensa “Ejaculação Precoce”

O novo modelo de imprensa surgido de blogs e os meios de difusão surgidos com a internet é o chamado de “Ejaculação Precoce”.

Com pouco esforço dá uma análise definitiva sobre qualquer assunto.

 

Guerra Híbrida no Contexto Brasileiro

Artigo especial do General-de-Exército R1 Pinto Silva para DefesaNet detalha de forma exemplar os movimentos da chamada Guerra Híbrida.

Para a Sociedade Brasileira há o consenso de que o mais difícil foi alcançado: depor o governo lulo-petista.

Porém, esta foi a etapa mais fácil. O atual momento de incertezas e uma situação movediça como uma ampla Guerra de Informação e a entrada em jogo de novos atores cria o campo ideal para o desenvolvimento da “Guerra Híbrida”.

Leitura Fundamental para TODOS os Cidadãos Brasileiros:

GenEx Pinto Silva – Guerra Híbrida no Contexto Brasileiro Link

 

Zopacas – 30 Anos e o futuro?

Representantes do mundo acadêmico e da esfera militar reuniram-se em um seminário no dia 24 de outubro, no Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio (IRI/PUC-Rio), para refletir sobre os 30 anos da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) e suas potencialidades no futuro.

Os palestrantes do evento, organizado pela IRI/PUC-Rio em parceria com a Escola Superior de Guerra (ESG), defenderam um papel de liderança do Brasil na região e abordaram temas como a necessidade de investir em defesa e segurança por conta de ameaças externas, descobertas de petróleo e a presença de atores extra-regionais no Atlântico Sul.

Mais detalhes na matéria:

ZOPACAS – 30 anos e suas potencialidades no futuro Link

 

AD/5 –Operação Setembrino de Carvalho

No período de 22 a 28 de outubro, a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) realizou a Operação Setembrino de Carvalho, exercício no terreno de perfil abrangente, que visou atender a todas as necessidades do adestramento do apoio de fogo terrestre da 5ª DE.

Veja belas fotos da Operação da Artilharia Divisionária/5 como a do disparo do Obuseiro Autopropulsado M109A3, 155mm.

Artilharia Divisionária/5-5ª DE Operação Setembrino de Carvalho Link

 


 

Marcas do DefesaNet no FaceBook e Twitter

DefesaNet supera a marca dos 46.000 curtidas no Facebook e também supera a marca de 9.840 seguidores no Twitter.

Assim, além de atuar no Portal DefesaNet atuamos decisivamente nas Midias Sociais.

Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

Twitter DefesaNet – Siga as principais notícias do DefesaNet quando publicadas e muitas com fotografias para uma rápida informação do leitor.

Acompanhe DefesaNet no Twitter

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter