DN – ACS + Questões / Weapons on Demand / Ciberdefesa

 
 

Edição 17/2015 -24 Julho 2015
www.defesanet.com.br

 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

Comunicado


O Portal DefesaNet reforçou significativamente a sua estrutura de servidores.

Nas  duas últimas semanas estivemos em mudança e adaptação para as novas tecnologias empregadas.

Isto causou interrupção e atraso no acesso ao DefesaNet durante certo período. O processo foi estabilizado no fim de semana o que permitiu, que desde esta segunda-feira (20JUL15) operemos normalmente.

Os leitores que acessam o Portal DefesaNet notarão a sensível melhora na velocidade de abertura das páginas assim como das imagens.

Agradecemos as equipes da Base Digital e GetUp pelo incansável trabalho.

O Editor

25% Era Bom

A apresentação do ministro da Economia Joaquim Levy, na quarta-feira, lançou nuvens negras sobre os já combalidos Orçamento do Governo Federal.

A Evolução da Arrecadação das Receitas Administradas pela Secretaria da Receita Federal (exceto Previdência), mostra uma execução abaixo das simulações anteriores da Área Financeira do Governo.

Além de alterar os indicadores e um novo índice de Superávit Primário do Setor Público será inevitável maiores contingenciamentos  nas Despesas Discricionárias.  O Ministro Levy, já indicou o valor de 8,6 Bilhões.

Quais ministérios e programas serão os premiados com este corte.

Carta aberta do DefesaNet ao ministro da Fazenda Joaquim Levy Link

Em inglês

DefesaNet’s open letter to the Brazilian Treasury Minister, Joaquim Levy Link

Nota DefesaNet

No dia 08 Maio 2015 o Ministro publicou no jornal Folha de São Paulo um Opinião:

Joaquim Levy – O exemplo do general Marshall Link

 

Polos Aeronáuticos

Enquanto a EMBRAER anuncia mudanças em sua estrutura produtiva, com fábricas nos Estados Unidos, Portugal e unidades na Austrália, Singapura e podendo chegar em breve no continente africano, mais precisamente na África do Sul, no Brasil há uma corrida entre Estados e municípios para se estabelecerem como novo polo aeronáutico.

A disputa aumentou depois dos anúncios de recordes na carteira de pedidos da ex- estatal e na crescente demanda por aviões mais baratos e alternativos aos grandes fabricantes.

Leia a completa matéria de Julio Ottoboni com extensa pesquisa sobre as ações de vários estados:
Pólos Aeronáuticos – A corrida por se tornar um novo no Brasil Link

Weapons on Demand

Na última terça-feira (21JUL15), no litoral sudeste da Inglaterra, o navio HMS Mersey, da Royal Navy, lançou algo inusitado a partir de seu convoo – um veículo aéreo não tripulado barato e fabricado a partir de uma impressora 3D.

Nesta etapa o Vant foi produzido no litoral em impressoras 3D (a tecnologia de produção aditiva). Em próxima etapa os Vants poderão ser produzidos a bordo do próprio navio. Este deverá levar componentes para a produção de 50 conjuntos.
Saiba mais

Weapons on Demand – Royal Navy testa drone fabricado com impressora 3D Link

Weapons on Demand – British Navy Warship Tests a 3-D-Printed Drone at Sea Link

EB – Defesa Cibernética

O Exército Brasileiro ativou dois núcleos de Defesa Cibernética, no dia 21 de julho, no Comando Militar do Planalto (CMP). As instalações são provisórias, mas representam um passo importante para o Setor.

Agora, o Núcleo do Comando de Defesa Cibernética (NuComDCiber) e o Núcleo da Escola Nacional de Defesa Cibernética (NuENaDCiber) passam a contar com militares das três Forças Armadas trabalhando no mesmo ambiente físico.

EB – Defesa Cibernética entra em nova fase Link

Matérias Relacionadas

MD – PN 2777 – Diretriz de Implantação de Medidas Visando à Potencialização da Defesa Cibernética Nacional 27 Outubro 2014 Link

Nova Estratégia Nacional de Segurança Cibernética 2015 Link

NPqHo Vital de Oliveira Entregue à MB

O Ministro da Defesa, Jaques Wagner, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e o comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, participaram, na quinta-feira (23 Julho 2015), da cerimônia de entrega do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”.

O navio, adquirido por meio de um Acordo de Cooperação firmado entre o Ministério da Defesa (MD), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Petróleo Brasileiro S.A. (PETROBRAS) e a VALE S.A., foi incorporado à Marinha do Brasil (MB) em março deste ano, em cerimônia ocorrida em Singapura, e chegou ao Brasil no último dia 15.

NPqHo Vital de Oliveira Entregue à Marinha do Brasil Link

ACS / Ucrânia / Questões

DefesaNet publicou com exclusividade a carta enviada pelo Chanceler brasileiro Mauro Vieira ao embaixador da Ucrânia em Brasilia DF, Sr Rostyslav Tronenko, em 16 de Julho de 2015.

A matéria jornalística teve ampla repercussão no Brasil e exterior com citação ao DefesaNet.

O envio da carta e mais a publicação dos termos que constam leva a uma série de questões, que geram mais dúvidas e incertezas nem sempre relacionadas só ao assunto Alcântara Cyclone Space.

Se o assunto já estava definido pelo Brasil, e como fontes do governo tem vazado, pela falta de uma posição por parte dos ucranianos ao longo dos últimos tempos. Qual a razão de fazê-lo após visita aos Estados Unidos e reunião com autoridades russas em Ufa, pela reunião dos BRICS?

Qual o significado das palavras, que constam da mensagem brasileira: “Governo brasileiro chegou à conclusão de que ocorreu significativa alteração da equação tecnológico-comercial que justificou o inicio da parceria decorrente”

Quais garantias o Governo Brasileiro dá, no presente momento de graves incertezas econômicas, a outros projetos em curso?

Enfim muitas outras questões e incertezas surgem.

Exclusivo – Brasil Rompe com a Ucrânia na ACS Link

Versão em inglês

Exclusive – Brazil terminates Cyclone-4 space deal with Ukraine Link

 

DefesaNet in English

Lançamos de forma discreta a página em língua inglesa. Assim os nossos leitores internacionais terão acesso a matérias especiais em versão para o inglês.

Assim como a publicação de artigos específicos em inglês que trazem tópicos de interesse para os nosso leitores e publicados em inglês para não ficarem defesados no tempo.

Marcas do DefesaNet no FaceBook e Twitter

DefesaNet supera a marca dos 43.000 curtidas no Facebook e também supera a marca de 7.500 seguidores no Twitter.

Assim, além de atuar no Portal DefesaNet atuamos decisivamente nas Midias Sociais.

Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

Twitter DefesaNet – Siga as principais notícias do DefesaNet quando publicadas e muitas com fotografias para uma rápida informação do leitor.

Acompanhe DefesaNet no Twitter

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter