DN – Brig Aprigio Azevedo – LAAD Bastidores – FAB em Busca de Espaço

 

Edição 06/2013 – 26 Abril 2013

www.defesanet.com.br

 
 mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina
Mundo Militar

EMAER – Sai Brig Aprígio e Assume Brig Mendes I

Em concorrida cerimônia tanto pelo meio militar como no meio político e empresarial despediu-se da vida militar o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, dia 24 Abril, quarta-feira.

Seu último comando foi a Chefia do Estado-Maior da Aeronáutica, onde assumiu o Tenente- Brigadeiro-do-Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes.

EMAER – Sai Brig Aprígio e Assume Brig Mendes II

Ausência notada  ao evento foi o ex-ministro Nelson Jobim, já que o Brig Mendes foi seu assessor  no MD.

Presença notada foi a do ex-ministro da Defesa José Viegas.

Também notada as presenças de muitos Comandantes da Aeronáutica, tais como os Brigadeiros GANDRA, LOBO e BAPTISTA  

Leia mais: EMAER – Sai Brig Aprígio e Assume Brig Mendes Link

Facebook Fanpage DefesaNet

Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

Bravo D. Odete – Tiros Certeiros aos 88 Anos

Conheça a saga de Dona Odete  Hoffmann Prá, 88 anos, que teve a sua residência invadida por um arrombador, no Centro da cidade de  Caxias do Sul,em uma tarde de sábado,  9 de julho de 2012. Ela usou um revólver calibre 32 para dar três tiros no invasor, que morreu enquanto era socorrido. O invasor  estava em liberdade provisória e era suspeito de furtos na área central de Caxias do Sul.

Após isto a Dona Odete foi  como considerada como a “Inimiga Pública Nº 1” pela Polícia Civil e Imprensa do RS.

No dia 22 de Abril, segunda-feira, a Dona Odete teve forças para disparar dois tiros, no alvo, em uma perícia acompanhada por policiais e técnicos.

Saiba mais – Bravo D. Odete -Tiros certeiros aos 88 anos Link

Gen Santos Cruz Conidado para Liderar Missão no Congo

O General-de-Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, teve reconhecido pela ONU a sua atividade no Haiti.O convite para comandar a Missão da ONU no Congo (MONUSCO) é um reconhecimento internacional a sua capacidade. A ação de Santos Cruz no Haiti foi uma inflexão, quase a passagem de ações de Manutenção (Chapter 6) para Imposição de Paz (Chapter 7).

Recém assumido o Comando da MINUSTAH o então General-de-Brigada Santos Cruz comandou duas operações que significaram uma inflexão nas ações da MINUSTAH. No dia 24 de Janeiro de 2007 comandou a tomada da Casa Azul, em Cité Soleil.

E no dia 09 de Fevereiro de 2007, com a Operação Jauru Sudamericano, uma demonstração de Imposição de Paz. Ação muito similar a que anos depois veríamos em vários momentos no próprio solo brasileiro, nas ações do Rio de Janeiro.

Desafios no Congo – General brasileiro chefiará maior missão de paz da ONU Link

Entrevista de 2007 com o Gen Santos Cruz quando comandante da MINUSTAH Link

LAAD Bastidores 1 – Sistema de Defesa Aérea PARANA

Causou surpresa o anúncio veiculado por fontes russas de que pretendia desenvolver um avançado sistema de defesa aérea em conjunto com o Brasil. A equipe do DefesaNet saiu então em campo para apurar detalhes do que seria este misterioso sistema até então desconhecido.

Estabelecido contato com os representantes da estatal russa Rosoboronexport que se fizeram presentes à LAAD 2013, obteve-se mais detalhes sobre o Sistema de Defesa Aérea PARANA. A proposição é, na verdade, um projeto de adaptação e nacionalização do conhecido Pechora-2M (S-125 2M).

LAAD Bastidores 1 – Sistema de Defesa Aérea PARANA – Link

Veja a videoentrevista de Alexandr Fomin, diretor do Serviço Federal da Cooperação Técnico-militar, e chefe da Delegação da Federação daq Rússia à LAAD Defence & Security 2013.  
DNTV – Alexandr Fomin fala à DefesaNet Link

 

LAAD Bastidores 2 – ASTROS 2020 – Do Tático para o Estratégico

O novo lançador múltiplo de foguetes da AVIBRAS o ASTROS 2020  visa dar ao Exército Brasileiro um sistema de defesa moderno, capaz de apoio de fogo de longo alcance, com elevada precisão, letalidade e mobilidade.

Conheça as novas armas SS-40G e o Míssil Tático AV-TM 300.

LAAD Bastidores 2 – ASTROS 2020 – Do Tático para o Estratégico Link

 

LAAD Bastidores 3 – – Projeto Estratégico Defesa Antiaérea

O Projeto de Defesa Antiaérea pretende dotar o Brasil de um sistema de alta tecnologia capaz de repelir ameaças em seu espaço aéreo, a partir de pontos e zonas de superfície estratégicas. Para tanto, prevê a aquisição e o desenvolvimento de mísseis e baterias de alcance adequado e grande poder de fogo.

LAAD Bastidores 3 – – Projeto Estratégico Defesa Antiaérea Link

MAN – Liderança na área de Caminhões Militares

Com a aquisição das atividades de fabricação caminhões da Volkswagen do Brasil, em 2008, ocorreu a entrada de um player especialista na área militar. A MAN Latin America começa a apresentar os seus produtos focados na área militar.

MAN – Liderança na área de Caminhões Militares Link

Proteger by Venezuela

O Programa PROTEGER do Exército Brasileiro, proteção de estruturas estratégicas terrestres, incluindo a infraestrutura de geração e distribuição de energia, teve uma versão venezuelana.

Como argumento para a insuficiência de geração e contínuos apagões o novo governo de Nicolás Maduro lançou a “Militarização do Setor Elétrico”, por um período inicial de 90 dias.

Em um decreto publicado na Gaceta Oficial, que circulou na terça-feira (24ABR), o Governo Maduro instruiu a estatal Corpoelec a garantir a continuidade de serviço de geração e distribuição de energia elétrica e ordenou às Forças Armadas “protegerem” as instalações. É uma resposta aos discursos de campanha de Maduro que denunciou que os cortes de energia eram sabotagens.
 
O Major-General Wilmer Barrientos, que ocupa o “Comando Estratégico Operacional de la Fuerza Armada Nacional Bolivariana” (CEOFANB), assumiu o Comando Estratégico de Energia Elétrica, manifestou que uma de suas prioridades será agilizar a demarcação das estações elétricas como “zonas de segurança”. “Estamos buscando mecanismos para que sejam declaradas zonas de segurança o mais rápido possível”, afirmou o General Barrientos.

Venezuela Militariza o Setor Elétrico – Link

FAB – Ofensiva para Recuperar Espaço

FAB – Ofensiva para Recuperar Espaço

 

Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet

A Força Aérea lançou uma ofensiva de marketing divulgando peças produzidas pelo CECOMSAER.

No dia 22 de Abril, dia da Aviação de Caça, divulgou um quadro onde pela primeira vez, dentro dos Programas F-X e F-X2 divulga publicamente a sua necessidade dos caças. Além de colocar o perfil dos três competidores finalistas.

A FAB perdeu para a Marinha do Brasil, com a Amazônia Azul, o gancho publicitário, e para o Exército a formulação de programas estratégicos, tais como: SISFRON, PROTEGER, etc..

Na terça-feira (23ABR13), a FAB lançou uma agressiva e interessante peça com o mote 22 Milhões de km2.

Tenta de uma vez só incorporar  os motes : AMAZÔNIA AZUL, SISFRON, PROTEGER, e de quebra Programas Estratégicos como o  da Defesa Antiaérea.

Com a campanha :

QUEM CONTROLA E QUEM DEFENDE, PROTEGE!

22 Milhões de km2

Controle do Espaço Aéreo+ Defesa Aérea =
Proteção do Espaço Aéreo

Inteligente perspectiva do Comando da Aeronáutica. Se for uma real posição do Comando da Aeronáutica mostrará  um perfil muito interessante nas batalhas que virão como o Programa como o F-X2.

Porém, se o mote publicitário foi lançado como uma atividade dos “nerds” do Brigadeiro Damasceno (CECOMSAER), será mais um tempo perdido pelo Comando da Aeronáutica.

Leia a peça da FAB – Quem Controla e Quem Defende, Protege Link

 

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter