Navios-Patrulha realizaram comissão de requalificação

O Grupo-Tarefa Áquila, formado pelos Navios-Patrulha (NPa) Grajaú e Guaíba, realizou operações aéreas que tiveram como intuito a requalificação das Equipes de Manobra, grupo orgânico do navio responsável pela orientação e transferência de carga,  e a de Crache, equipe orgânica responsável, em caso de acidente com a aeronave, pelo salvamento dos seus tripulantes e passageiros, pela extinção do incêndio e remoção dos destroços. As operações foram realizadas por navios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE).

Os navios suspenderam da Base Naval de Natal, no dia 10 de agosto, e realizaram trabalhos de pick-up, que consistem em uma operação de pessoal ou carga em que são realizadas transferências de pessoal ou quantidade limitada de carga, por um helicóptero em voo librado, utilizando o guincho da aeronave. O meio aeronaval utilizado foi um helicóptero UH-12 "Esquilo" da Fragata Niterói.

A requalificação, que ocorre a cada seis meses, é importante para aferir a qualificação dos militares responsáveis pela orientação e transferência de carga/pessoal do navio para a aeronave e vice-versa.

A comissão atingiu o propósito esperado, pois todos os militares de bordo e do NPa “Guaiba” requalificaram-se com êxito.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter