Primeira Expedição Colombiana à Antártica

o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, entregou a bandeira nacional colombiana ao Comandante do Navio – Patrulha “ARC 20 de Julio” para marcar o início do Programa Antártico Colombiano. A cerimônia contou com a presença da Embaixadora do Brasil na Colômbia, Maria Elisa Berenguer, do Adido Naval do Brasil, Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) Leonardo Lago Deza, e de diversas outras autoridades civis e militares.

 
Essa será a primeira vez que a Colômbia realizará uma expedição oficial ao continente antártico, sendo considerada uma “missão de ciência, geopolítica, estratégia e cooperação internacional”. No mesmo dia 16, um total de 102 militares e civis embarcaram no Navio-Patrulha Oceânico “20 de Julio” – navio construído na Colômbia, que saiu de Cartagena em direção ao Canal do Panamá, de onde demandarão a Península Antártica pelo Oceano Pacífico. 
 
As pesquisas científicas, voltadas principalmente ao estudo das mudanças climáticas e da segurança marítima, como a elaboração de uma Carta Náutica em cooperação com o Chile, serão conduzidas por oceanógrafos, hidrógrafos, engenheiro mecânico e médicos, destacando-se ainda a presença de uma jornalista especializada em ciência. Foi solicitada a visita em bases, particularmente à Estação Antártica Comandante Ferraz, além de intercâmbios de conhecimentos com países como a Argentina, Chile, Equador e Peru. 
 
Ademais o interesse no incremento da cooperação científica latino-americana, ressalta-se, dentre os propósitos desta expedição apoiada pela Armada Nacional da Colômbia, a intenção da Colômbia em converter-se em membro consultivo do Tratado Antártico.

Marinha do Brasil celebra Dia do Marinheiro na Colômbia

A Adidância do Brasil na Colômbia realizou, no dia 12 de dezembro, a cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, tendo sido condecorado pela Embaixadora do Brasil na Colômbia, Maria Elisa Berenguer, o Chefe de Operações Navais da Armada Nacional da República da Colômbia, Vice-Almirante Leonardo Santamaria Gaitán.
 
O Evento contou com a presença de diversas autoridades da Armada Nacional, de Adidos acreditados na Colômbia, de funcionários da Embaixada do Brasil e familiares. Destaca-se ainda a divulgação, na cerimônia: do vídeo institucional “13 de Dezembro, Dia do Marinheiro – Sempre Presente”; da leitura da Mensagem da Presidenta da República Federativa do Brasil; e da Ordem do Dia do Comandante da Marinha do Brasil, ambas traduzidas para o idioma espanhol e distribuídas para as autoridades presentes.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter