Plano Diretor da Marinha completa 50 anos

Em solenidade, no dia 25 de setembro, realizada na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro (RJ), a Secretaria-Geral da Marinha promoveu as comemorações alusivas ao 50º Aniversário do Plano Diretor da Marinha.
 
O Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, procedeu a “Abertura Oficial do Evento” que foi prestigiado com as presenças do ex-Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira, do ex-Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho, do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Dr. Ari Matos Cardoso, da Secretária do Orçamento Federal, Dra. Célia Corrêa, dos Membros do Almirantado, Oficiais-Generais, Oficiais, Praças e Civis da Marinha do Brasil (MB).
 
O evento contou com a exibição do filme institucional “Memória do Plano Diretor” que apresentou a evolução histórica desse instrumento de Planejamento, Execução e Controle da Administração Naval desde sua criação até os dias atuais.
 
Como parte da programação, foram proferidas palestras sobre o tema, pela Secretária do Orçamento Federal, Dra Célia Corrêa, pelo Presidente da EMBRAER Defesa & Segurança, Sr. Luiz Carlos Aguiar e pelo Professor Dr. Armando Moreira da Cunha, da EBAPE/Fundação Getúlio Vargas.
 
Na ocasião, foi prestada uma homenagem in memoriam ao seu idealizador, o ex-Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Sylvio Borge de Souza Motta, que foi representado por  seus familiares.
 
Ao final do evento, o Secretário-Geral da Marinha, Almirante-de-Esquadra Airton Teixeira Pinho Filho, convidou os presentes para realizarem o simbólico “corte do bolo” alusivo à data.
 
O Plano Diretor da Marinha (PD) foi criado em 1963, na gestão do então Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Sylvio Motta. O PD passou por diversas reformulações, ao mesmo tempo em que procurou manter sua essência original, ao permitir a realização do planejamento, execução e controle dos objetivos da Marinha ao longo dos seus 50 anos de existência.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter