22 de Agosto, 2013 - 11:33 ( Brasília )

Marinha organiza a IV Conferência Naval Interamericana Especializada em Interoperabilidade


O Brasil será a sede da IV Conferência Naval Interamericana Especializada em Interoperabilidade (CNIE-I). O evento, organizado pela Marinha do Brasil, ocorrerá, entre os dias 26 e 30 de agosto, na Escola de Guerra Naval (EGN), na cidade do Rio de Janeiro.
 
A CNIE-I foi criada por uma decisão da XXI Conferência Naval Interamericana (CNI), ocorrida, em 2004, em San Diego, nos Estados Unidos da América (EUA). A partir de então, houve três edições, a primeira em 2005, em Mayport, EUA; a segunda em 2006, na cidade de Lima, no Peru; e a terceira, em 2010 em Puerto Belgrano, na Argentina.
 
A Conferência tem o propósito de aperfeiçoar a interoperabilidade entre as Marinhas, bem como estreitar os laços de amizade e de parceria com os demais países participantes. O evento terá como tema central “A Interoperabilidade das Marinhas das Américas em prol da Segurança Marítima e da Consciência Situacional Marítima”.
 
Na CNI, pretende-se debater e aprovar o Manual do Sistema de Segurança e Ajuda Humanitária Interamericano, visando ao estabelecimento de processos para a participação ativa, oportuna e coordenada das Forças Navais Interamericanas, em Operações de Ajuda Humanitária, para resposta a desastres naturais ou gerados pelo homem.
 
Delegações das marinhas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos da América, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela já confirmaram presença. Além dessas marinhas, o evento contará com a participação de representantes da Junta Interamericana da Defesa (JID) e da Rede Naval Interamericana de Telecomunicações (RNIT).