Meios Navais da Marinha realizam Levantamento Hidrográfico na Amazônia Oriental

No período de 17 de abril a 13 de junho, o Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio” e o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Xingu”, subordinados ao Serviço de Sinalização Náutica do Norte, sediado em Belém (PA), realizaram Levantamento Hidrográfico no Rio Amazonas, entre as cidades de Gurupá e Santarém, ambas no Estado do Pará.
 

Esta é a primeira comissão de longa duração do AvHoFlu “Rio Xingu”, construído pelo estaleiro da Indústria Naval do Ceará (INACE), em Fortaleza (CE), e incorporado à Armada, em 29 de janeiro de 2013.
 

Devido às peculiaridades da área hidrografada, que sofre influências tanto da dinâmica das águas do Rio Amazonas quanto da maré do Oceano Atlântico, observou-se a comportamento da maré em 5 pontos estrategicamente definidos, localizados nas cidades de Gurupá, Almeirim, Prainha, Monte Alegre e Santarém, para a realização do Levantamento Hidrográfico.
 

Por meio do trabalho feito pelos navios, a Marinha do Brasil produzirá novas Cartas Náuticas que terão formatos diferentes das até então produzidas, visando facilitar ainda mais o uso pelo navegante, com notável incremento da segurança da navegação no Rio Amazonas. Além disso, será possível aprofundar o conhecimento a respeito do complexo comportamento da maré nessa área.
 

Ao todo foram levantadas 240 milhas náuticas de extensão de rio e 2.030 Km2 de águas interiores navegáveis.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter