GREVE PM/BA – Pronta resposta da FAB é crucial na Operação Bahia

Mobilização. Flexibilidade. Pronta resposta. Essas são as armas utilizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) na Operação Bahia. Tão logo foi acionada, na quinta-feira (2), a FAB engajou seus esquadrões de transporte na missão de apoio ao governo da Bahia em razão da greve de policiais no Estado.

Já na noite de quinta, um avião KC-137 (Boeing 707), do 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2º GT) decolou do Rio de Janeiro rumo a Brasília, onde embarcaram 150 homens da Força Nacional, que foram levados na mesma noite para Salvador.

O segundo avião do 2º/2º GT decolou na manhã de sexta-feira (3), da Base Aérea do Galeão, transportando 150 militares da Brigada Paraquedista do Exército.

“Nesta missão, rapidamente engajamos seis pilotos e 20 tripulantes, fora o pessoal de apoio e manutenção. Graças ao empenho de nossos militares, conseguimos contornar as panes que apareceram, sem qualquer prejuízo às missões. Mostramos que estamos sempre preparados para atender às demandas do nosso país”, afirma o Tenente-Coronel Paulo Sérgio dos Anjos Cunha, comandante do 2º/2º GT.

Ainda na sexta-feira, decolou da Base Aérea de Campo Grande (MS) uma aeronave C-105 Amazonas, do 1º Esquadrão do 15º Grupo de Aviação (1º/15º GAv), levando 50 policiais da Força Nacional.

Durante a noite, mais dois voos, cada um com 150 homens do Exército, foram realizados de Recife para Salvador. Em menos de 24 horas, a Força Aérea já havia transportado mais de 650 homens para auxiliar nos conflitos da capital baiana.

Para este sábado, estão previstos mais dois voos. Trinta e cinco policiais da Força Nacional serão levados de Altamira (PA) para Salvador. E, à tarde, está prevista a partida de Natal (RN) de mais um voo do KC-137 com 150 militares do Exército para a capital baiana.

“A FAB está terminando de executar todos os voos solicitados, no prazo estabelecido. E ainda mantemos nossos aviões à disposição para quaisquer novos acionamentos. Estamos sempre preparados para atender à população brasileira. Essa é a nossa missão”, afirma o Coronel Marcelo Mendes Ribeiro, chefe da programação de voos do COMGAR.

Além disso, a FAB designou 400 militares para cuidar do funcionamento regular dos aeroportos públicos em todo Estado da Bahia.??Até a noite deste sábado, mais de 1100 militares e policiais, das cinco regiões do país, serão transportados pela FAB na missão de pacificação em razão da greve de policiais no Estado da Bahia.

"A FAB estabeleceu um prazo de 48 horas para a execução da Operação Bahia, incluindo imprevistos, como panes e restrições meterológicas. É importante ressaltar o sucesso dessa missão de transporte de mais de mil militares em um país com dimensões continentais. Isso demonstra, mais uma vez, a flexibilidade e mobilidade da FAB, cumprindo seu papel de defesa da soberania do Brasil", afirma o Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.


OPERAÇÃO BAHIA – FAB realiza mais dois voos no domingo

A atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) na Operação Bahia não para. Na tarde deste sábado (4), foram solicitados mais dois voos para transporte da tropa que apoiará o governo da Bahia em razão da greve de policiais no Estado.

Um avião KC-137 (Boeing 707), do 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2ºGT), decolará, às 10h da manhã, da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com 135 militares do Batalhão de Infantaria Paraquedista rumo a Brasília, onde serão embarcados mais 15 militares e carga.

Ainda na tarde deste domingo, está previsto o transporte de mais 150 homens do Exército Brasileiro de Recife para Salvador. “Caso outras missões apareçam, nossas aeronaves estarão disponíveis para atendê-las”, afirma o Coronel Marcelo Mendes Ribeiro, chefe da programação de voos do Comando-Geral de Operações Aéreas da FAB.

Ao final de domingo, a FAB terá transportado, no total, aproximadamente 1500 militares e policiais, superando aexpectativa inicial.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter