BOPE – Reportagem Fotográfica Ação na Mangueira Parte 2

DefesaNet

BOPE – Reportagem Fotográfica Ação na Mangueira Parte 1 Link

BOPE – Reportagem Fotográfica Ação na Mangueira Parte 2 Link

Acompanhe a ação de pacificação no Morro da Mangueira pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

A operação de ocupação do Morro da Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro, envolveu  cerca de 750 policiais militares e iniciou por volta das 6h da manhã de um domingo (19JUN11). Coordenada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), a ação marca o início da pacificação da comunidade, que ganhará a 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da capital fluminense.

Acompanhe nesta reportagem fotográfica de  Sidrack  Filho, com fotos exclusivas, as etapas de preparação incluindo o briefing e o deslocamento e os primeiros movimentos na base do morro.

A entrada nas vielas estreitas, ótimas para uma emboscada, mas que colocam um peso enorme no “caveira” pois um erro é imperdoável. Quem aparecerá na janela ou vão da esquina, um marginal ou uma criança curiosa? Milésimos de segundo e sangue frio para avaliar antes de puxar o gatilho.

A segunda parte contém fotos do  avanço dos caveiras rumo ao topo do Morro da Mangueira. Após o confirmado o sucesso da operação e com o clarear do dia surge a imprensa.

A operação policial contou com 14 veículos blindados das polícias Militar e Civil e dos Fuzileiros Navais da Marinha(M113 e LVTP7). Além do BOPE, participam da operação soldados do Batalhão de Choque, da Companhia de Cães, do 3º BPM (Méier), 4º BPM (São Cristóvão) e 6º BPM (Tijuca).
 

SIDRACK FILHO sidrackfilho@gmail.com

O Fotógrafo Sidrack Filho militar da reserva, sargento da Força Aérea e formado na 1º  turma de CAVEIRAS não policiais do BOPE – RJ, em 1988.

Por ser um CAVEIRA e fotógrafo teve o convite do comando da unidade para acompanhar a ação e propiciar fotos exclusivas da operação.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter