Diplomacia Militar – EB doa 25 M41C ao Exército Uruguaio

Matéria Jornal A Platéia Sant´Ana do Livramento RS

Fotos Marcelo Pinto / A Platéia

O Exército Brasileiro entregou, na manhã de sexta-feira (07DEZ2018), 25 viaturas blindadas de combate M41C ao Exército Uruguaio. Os carros M41 recebidos dos Estados Unidos, devem ser levados ao Batalhão de Infantaria Blindada n°13 do Ejército Uruguayo.

A cerimônia de entrega aconteceu no 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec), em Sant’Ana do Livramento, Rio Grande do Sul. A cidade brasileira faz divisa com Rivera, no Uruguai somente por uma rua.

O evento contou com as presenças dos comandantes do Exército Brasileiro, General-de-Exército Eduado Villas Bôas  e do comandante em chefe do Exército Uruguaio, General Guido Manini Ríos.

Além do comandante do Exército Brasileiro, Gen Ex Villas Bôas, também esteve presente o futuro comandante Gen Ex Edson Leal Pujol, o Comandante Militar do Sul Gen Ex Geraldo Miotto e o Comandante do Comando de Operações Terrestres (COTER), Gen Ex  José Luiz Dias Freitas

Para o General Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército Brasileiro, a doação reafirma os laços de amizade com o Exército Uruguaio. “O seu significado vai muito além de uma passagem de equipamentos militares de um Exército ao outro, ela reflete na identidade forte e estreita que existe entre os exércitos do Uruguai e do Brasil”, afirmou.

De acordo com o comandante em chefe do Exército Uruguaio, General Guido Manini Ríos, os carros servirão para o treinamento dos militares do País vizinho. “Nós vamos treinar nesses blindados para uma eventual guerra já que a missão destinada ao Exército Uruguaio pela Constituição da República se refere a defesa da soberania e da integridade territorial”, destacou.

A doação das 25 viaturas blindadas de combate foi aprovada pelo plenário do Senado em setembro deste ano. O texto condiciona a doação à autorização prévia — já concedida — pelo governo dos Estados Unidos. As despesas decorrentes serão custeadas pelas dotações orçamentárias do Ministério da Defesa.

Nas fotos acima o simbolismo da passagem das viaturasa carro de combate M41C do Exército Brasileiro para o Ejército del Uruguay Fotos Marcelo Pinto / A Platéia

Ao total, o Exército Brasileiro dispõe de 152 carros de combate, do mesmo modelo dos 300, recebidos a partir nos anos 60. Eles foram parte adquiridos e parte doados pelos  americanos mediante aceitação de cláusula de não transferência sem autorização prévia do Departamento de Estado norte-americano, tanto que o governo dos Estados Unidos teve de autorizar a doação aos uruguaios.

Antes da entrega, militares uruguaios passaram por um Estágio de Operação, conduzido pelo Centro de Instrução de Blindados (CIBld), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde foram capacitados a operar as viaturas. No Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar, os mecânicos aprenderam técnicas de reparo e conservação dos M41C.

Para o comandante da Guarnição Federal de Livramento, foi uma honra receber os comandantes no 7° de Cavalaria, onde aconteceu uma das últimas atividades do General Villas Bôas, a frente do Comando do Exército Brasileiro. Segundo ele, a doação só reafirma os laços de amizade ao Exército Uruguaio.

“Como o Exército há alguns anos decidiu pela nova família de blindados, o Carro de Combate Leopard1A5Br, esses carros ficaram parados, então pelos laços secular, eles foram preparados, mantidos e agora seguem para o Exército Uruguaio. A gente fica muito contente que, com tantos lugares em que poderia ter sido realizada essa passagem dos carros, tenham escolhido o 7° de Cavalaria, é algo que nos deixa muito orgulhoso”, afirmou Rogério Muxfeldt.

Nota DefesaNet – O pai do Tenente-Coronel Rogério Muxfeldt,  Gen Ex R1 Muxfeldt esteve presente na cerimônia.

OS VCC M41C agora sob comando Uruguaio movimentam-se no pátio do 7º RCMec Foto – Marcelo Pinto / A Platéia

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter