DEFII Ateliê de Software lança quatro novos produtos durante a LAAD 2015.

A empresa santa-mariense DEFII Ateliê de Software lança, durante a LAAD 2015, quatro novos produtos, três Serious Games e um software para estudo de armamentos e equipamentos.

O serious game SIBA (SImulador de BAlizamento) destina-se a treinar militares para balizar blindados, atividade muito comum e corriqueira no interior de aquartelamentos que utilizam blindados, áreas de garagens e até mesmo em campanha quando é necessário ultrapassar obstáculos como pontes estreitas e porteiras ou estacionar o veiculo.

O aplicativo simula um campo com obstáculos e o balizador deve orientar o motorista (computador) para levá-lo até o ponto de chegada. O Aplicativo utiliza os padrões adotados pelo Exército Brasileiro (CI 17-10/2002).

O Serious Game trará uma grande economia de combustível para treinamento de pessoal e evitará o desgaste dos veículos. Além disso propiciará que todos os militares de Organizações Militares dotadas de blindados saibam balizar um blindado e não somente os militares que trabalham diretamente com o carro, como acontece atualmente.

O Serious Game SITA (SImulador de Taxiamento) destina-se a adestrar o usuário no taxiamento de aeronaves de asas rotatórias (helicópteros) e aeronaves de asas fixas (aviões).

Os aplicativos para taxiamento de aviões e helicópteros podem ser utilizados tanto na aviação militar quanto civil e seguem os padrões adotados pela Força Aérea Brasileira (ICA 100-12/2013).

Os aplicativos SIBA e SITA rodam em ambiente Windows, Linux ou OSX dotado de um equipamento de reconhecimento de movimentos (kinect) e podem utilizar óculos de realidade virtual (VR).

O terceiro Serious Game lançado, destina-se ao treinamento no reconhecimento de veículos, possui um banco de dados dos blindados, aviões e embarcações utilizadas na América do Sul.

O software possui 2 módulos: um módulo estudo e um módulo Game. No módulo estudo o usuário poderá aprender sobre o veiculo (blindado, avião ou embarcação), suas principais características físicas e emprego. Já no módulo Game o usuário deverá reconhecer os veículos apresentados em diversas situações adversas, tais como clima, luminosidade, distância, ambiente, etc.

Outro aplicativo lançado pela DEFII é o AMEq, um ambiente genérico para estudo de armamentos e equipamentos. O aplicativo roda em tablets e em desktop e pode ser utilizado com óculos de Realidade Virtual (VR).

O sistema permite que sejam importados equipamentos como armamentos, motores, peças e outros e o usuário poderá estudar o funcionamento, desmontar e montar na ordem correta e aprender sobre panes e como saná-las.

O Aplicativo deverá ter seu foco principal nos setores de manutenção de veículos e estudos de armamentos. E seu uso pode ser estendido para fora do escopo militar atendendo a industria e meio acadêmico.

O aplicativo demo da DEFII vem com o novo fuzil de assalto em uso pelo Exército Brasileiro o IMBEL 5.56 IA2.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter