COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2015 - Tecnologia

12 de Abril, 2015 - 11:00 ( Brasília )

CPqD, Aker e Ztec se unem para lançar solução nacional de comunicação móvel segura

Novidade será destaque do estande do CPqD no LAAD, principal evento do setor de defesa e segurança no país


Campinas, 10 de abril de 2015 - Uma solução de comunicação segura e gerenciamento de dispositivos móveis, totalmente desenvolvida no Brasil com o objetivo de atender às necessidades específicas do setor de defesa e segurança. Essa é a novidade que o CPqD, em parceria com a Z Tecnologia em Comunicação e a Aker Security Solutions, está lançando no LAAD Defence & Security - Feira Internacional de Defesa e Segurança, que se realiza nesta semana (entre os dias 14 e 17), no centro de convenções Riocentro, no Rio de Janeiro.
 
O CPqDe a Ztec são Empresas Estratégicas de Defesa (EED) credenciadas pelo Ministério da Defesa (a Aker também está em processo de credenciamento), o que as habilita a desenvolver projetos estratégicos e a fornecer produtos e serviços para as Forças Armadas e o setor de defesa do país. Esse é o foco da solução de comunicação e gerenciamento de mobilidade, voltada para ambientes e aplicações de missão crítica, que as três empresas se uniram para criar - e lançar no LAAD 2015.
 
“Um dos destaques da solução é o altíssimo nível de segurança na comunicação, propiciado pela aplicação de criptografia fim a fim em todas as informações trocadas e consumidas por meio do dispositivo móvel”, afirma Bruno Gobbis, gerente de produto do CPqD. “Além disso, todas as aplicações corporativas ficam protegidas em uma área segura, separada dos aplicativos pessoais, que funciona como um contêiner blindado ao qual o usuário só tem acesso após fazer sua autenticação”, acrescenta.
 
Segundo Raimundo Saraiva, executivo da Ztec, essa área segura possui sistema operacional próprio, baseado em Android, e um cartão MCI SD (Módulo Criptográfico Interno com interface SD), que é inserido no lugar do cartão de memória nos celulares e tablets e proporciona uma rede de comunicação criptografada. Fornecido pela Ztec, o cartão é compatível com as regulamentações brasileiras e está apto a receber o algoritmo de Estado implementado em software ou hardware.
 
A solução também oferece recursos para o monitoramento e o gerenciamento remoto de todos os dispositivos, conteúdos e aplicativos móveis, em tempo próximo ao real, por meio de um portal web. Entre os recursos disponíveis para os administradores de TI, destacam-se os comandos de bloqueio e desbloqueio remoto (caso o dispositivo móvel seja roubado, por exemplo), remoção total dos dados, envio de mensagens e notificações aos usuários, gestão de senhas, etc.
 
Além disso, estão incluídos na nova solução diversos aplicativos de comunicação segura, como chat, SMS, e-mail e VoIP, suportados por um sistema de arquivos que permite importar para o contêiner qualquer arquivo do dispositivo móvel, para que ele seja criptografado e enviado para outra pessoa com toda a segurança. Também é possível incluir nessa área segura outros aplicativos corporativos - desde que a empresa ou instituição detenha o código-fonte.
 
Para completar, a solução ainda inclui toda a infraestrutura de hardware e software necessária para garantir a confiabilidade do ambiente, especialmente em situações de missão crítica: servidores, firewall, antivírus, sistema de prevenção de intrusão (IPS), entre outros recursos de proteção fornecidos pela Aker. “São várias camadas de segurança de rede, todas desenvolvidas no Brasil, inclusive para soluções em cloud, destinadas a mitigar ataques laterais ao sistema”, enfatiza Rodrigo Fragola, presidente da Aker.
 
Sobre o CPqD

O CPqDé uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqDsão utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 38 anos, o CPqDconta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade.

Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.

www.cpqd.com.br|Twitter|Facebook|Google+|LinkedIn
 
Sobre a Aker

A Aker Security Solutions, fabricante de soluções de Segurança da Informação, é a primeira empresa brasileira a disponibilizar produtos e serviços que garantem a máxima proteção dos dados.  Com tecnologia de ponta, oferece soluções como: firewall, anti-spam, correlacionador de logs, firewall de aplicação, VPN, filtro de conteúdo e monitoramento remoto.

Os produtos Aker unem eficiência e confiabilidade, oferecendo tecnologia avançada de Segurança Digital, com a grande vantagem de serem livres de backdoors. A empresa é 100% nacional e orgulha-se disso, porque acredita na importância da valorização da tecnologia brasileira para ajudar a manter a soberania do País.

Para mais informações acesse www.aker.com.br
 
Sobre a Ztec

A Z Tecnologia, uma empresa de base tecnológica, nasceu em 1991 focada em atender às necessidades de seus clientes em lançar novos produtos com tecnologia nacional. No início, desenvolveu e licenciou alguns produtos próprios de telecomunicações para a indústria e, também, prestou serviços de P&D para clientes preferenciais.

A Z Tecnologia desenvolveu parcerias estratégicas, que resultaram em centenas de milhares de produtos fornecidos ao mercado de telecomunicações. Hoje atua em mercados de sistemas seguros de voz e dados, criptografia, infraestrutura de chaves públicas e autenticação segura.
Mais informações em http://www.ztec.com.br



Outras coberturas especiais


Ecos - Guerras, Conflitos, Ações

Ecos - Guerras, Conflitos, Ações

Última atualização 21 AGO, 13:45

MAIS LIDAS

LAAD 2015