COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2015 - Tecnologia

10 de Abril, 2015 - 05:00 ( Brasília )

MDA planeja expandir sua presença no mercado com operações no Brasil

A Canadense MDA é uma longa parceira de vários empreendimentos de tecnologia, entre eles o SIVAM.

Note DefesaNet

Text in english

MDA seeks to expand its market presence with operations in Brazil Link

The Editor



A MDA é uma empresa líder na área de soluções de vigilância e inteligência complexas e de grande escala para clientes governamentais e comerciais ao redor do mundo que necessitem de informações de alta qualidade para apoiar processos de tomada de decisão em ambientes de missão crítica. A empresa é também o maior fornecedor de soluções avançadas de comunicação por satélite usadas por bilhões de pessoas ao redor do mundo todos os dias para comunicações móveis, Internet de banda larga, rádio por satélite e televisão digital via satélite.
 
Desde sua criação em 1969, a MDA passou de dois funcionários para mais de 4.800 em 11 unidades por todo o Canadá e Estados Unidos. Em 2014, contabilizou 2,1 bilhões de dólares canadenses de receitas e é rentável há 29 anos consecutivos.

SUCESSO INTERNACIONAL EM VÁRIOS MERCADOS

A MDA alcançou um nível elevado de quota de mercado em cada um de seus mercados internacionais, com base em um conjunto capacidades essenciais que incluem conhecimentos científicos e de domínios específicos, métodos rigorosos de engenharia e integração de sistemas, bem como práticas eficientes de negócios e de gerenciamento de projetos.
 
A MDA desenvolve e fornece sistemas que atendem as necessidades de informação de grandes empresas comerciais e governamentais, permitindo a aquisição e operação de sistemas de hardware e software informático dedicados de grande porte. Este Grupo também fornece serviços de engenharia que englobam uma gama de suporte operacional, manutenção e atualização contínuos durante o ciclo de vida útil de um sistema.
 
Os conhecimentos especializados da MDA incluem os domínios espacial, aéreo, terrestre, marítimo e submarino utilizando plataformas avançadas, sensores, fusão de informações e analítica. Suas soluções ocupam uma posição única no mundo aeroespacial e de defesa, onde a qualidade, desempenho, disponibilidade, capacidade de resposta e valor se cruzam. A MDA dispõe de soluções de integração e engenharia de sistemas para missões por satélites de radar e satélites operacionais de pequenas dimensões, sistemas aerotransportados de vigilância e inteligência, sistemas eletrônicos navais e para embarcações, sistemas C4IVR e serviços de informação marítimos e terrestres, bem como sistemas de informação para a aviação.
 
Através da Space Systems/Loral (SSL), uma subsidiária integral sediada nos Estados Unidos, a MDA é um dos principais fornecedores de satélites de comunicações, com mais de 250 satélites entregues a clientes e mais de 75 satélites geoestacionários atualmente em órbita. A SSL forneceu mais transponders atualmente em funcionamento que qualquer outro fabricante de satélites.
 

PASSANDO DA LIDERANÇA CANADENSE PARA UMA EXPANSÃO MULTINACIONAL

Os projetos e soluções tecnológicas da MDA são ícones internacionalmente reconhecidos que definem as capacidades do Canadá nas áreas aeroespacial e de defesa. Uma característica central do sucesso da MDA é sua transparência tecnológica no gerenciamento de programas complexos, desde a integração da cadeia de suprimentos até à integração do sistema completo, incluindo integração de sistemas, desenvolvimentos de software e suporte em longo prazo. A MDA seleciona de forma transparente as tecnologias, e componentes de hardware e software de fornecedores qualificados para proporcionar o equilíbrio ideal entre desempenho geral, confiabilidade e preço.
 
A economia global atual permite o comércio livre, mas muitos países exigem que os fornecedores estabeleçam uma presença local para ganharem acesso ao mercado. Para que a MDA possa continuar seu caminho de crescimento, ela precisa aumentar as exportações através de marketing, aquisições ou estabelecendo operações em países que sejam capazes de permitir e abraçar novas práticas comerciais e tecnológicas. A MDA identificou o Brasil como uma localização chave para estabelecer operações à medida que se torna uma empresa multinacional.
 
A HISTÓRIA DA MDA NO BRASIL

A MDA tem um passado de trabalho no Brasil, em diversas soluções de monitoramento e conscientização situacional de grande escala para a região da Amazônia e as bacias de petróleo offshore do país, e comunicações de alta velocidade que servem o governo e usuários comerciais.
 
SIVAM

No âmbito do programa SIVAM, a MDA, na qualidade de subcontrada, forneceu três sistemas de Radar de Abertura Sintética (SAR) aerotransportados multimodais/multifrequência com capacidades de processamento e apresentação de imagens a bordo em tempo real. A reputação da MDA em termos de estações terrestres para satélites de observação da terra resultou em um contrato para fornecer ao INPE um sistema terrestre integrado para recebimento e processamento de dados de cinco satélites comerciais de sensoriamento remoto.
 
Monitoramento de petróleo offshore

Há 16 anos consecutivos a MDA fornece a empresas de petróleo produtos de imagens e análises das suas atividades na costa do Brasil. Todos os meses, a MDA fornece mais de 7,5 milhões de quilômetros quadrados de monitoramento em tempo quase real para apoiar a detecção de petróleo no mar.
 
Comunicações por satélite

A MDA forneceu os primeiros satélites de comunicação do Brasil, os Brasilsat A1 e A2. Desde então, a subsidiária da MDA, SSL, construiu e forneceu muitos satélites de comunicação ao Brasil para telefonia, televisão e transmissão de dados, e está atualmente sob contrato para a construção e entrega em órbita dos satélites Embratel Star One C4 e D1.
 
PLANO DA MDA PARA EXPANSÃO DO BRASIL

O Canadá e o Brasil compartilham algumas semelhanças significativas em termos de área terrestre, geografia, recursos naturais e padrões de distribuição da população. Muito do que a MDA aprendeu e desenvolveu no Canadá em termos de projetos para aplicações nacionais se aplica ao Brasil, incluindo sistemas de monitoramento marítimo e terrestre em grandes áreas, monitoramento ambiental e aplicações de defesa. 
 
Tendo como base a sua longa história de sucesso em projetos no Brasil, as semelhanças de muitos requisitos fundamentais em termos de informações para segurança, defesa e conscientização situacional e o desejo de expandir o papel da empresa em mercados globais para o de uma verdadeira empresa multinacional, o objetivo estratégico da MDA é estabelecer uma presença industrial sustentável de longo prazo no Brasil. A intenção é projetar, construir, implementar e apoiar soluções para os mercados brasileiros de espaço e de defesa que, por sua vez, promoverão o crescimento e as capacidades da indústria nacional e permitirão a realização de negócios no Brasil e internacionalmente.
 
Na sua iniciativa mais importante até o momento no Brasil, a MDA estabeleceu recentemente uma parceria com a Odebrecht Defesa e Tecnologia para apresentar uma proposta, no âmbito do programa SisGAAz, que aborda o vasto escopo de monitoramento e controle eficazes da Amazônia Azul. Estão incluídos nesta proposta vários subcontratados estrangeiros, mas a MDA é a única empresa estrangeira incluída no consórcio como Main Contractor. No âmbito dessa parceria, a MDA está empenhada em transferir tecnologias críticas para o Brasil, bem como suas competências comprovadas nas áreas de engenharia e integração de sistemas e gerenciamento de projetos.
 
A empresa também está interagindo com representantes do governo e explorando parcerias com diversas empresas brasileiras para outros programas importantes como PNAE, PESE, SISFRON, PROTEGER e a modernização dos R-99.
 
Parceria com a Indústria Brasileira

A MDA está investigando ativamente modelos e oportunidades de parceria com a indústria brasileira para permitir a criação de capacidades estratégicas de defesa e de espaço nacionais. A empresa respeita e apoia o objetivo do Brasil de atingir uma autonomia operacional nos setores de espaço e de defesa com fornecedores nacionais, sem apoio ou interferência estrangeiras. Nos casos de colaboração da indústria nacional com empresas não brasileiras, é imperativo que as parcerias sejam baseadas na premissa de igualdade entre os parceiros.
 
Para serem bem-sucedidas, essas parcerias requerem compromissos de longo prazo para garantir a criação de empresas brasileiras sustentáveis que vão além da duração de qualquer programa individual. O sucesso será definido pelo investimento, pesquisa e desenvolvimento e contratos comerciais no Brasil e no exterior, sendo o objetivo final a autonomia nacional em tecnologias críticas nos setores de espaço e de defesa.
 
Os planos da MDA não se limitam à execução de grandes projetos de espaço e defesa, existe também um grande empenho em expandir oportunidades nos mercados de produtos e serviços para imagens de satélite e informações derivadas.
 
A MDA está compromissada com a criação de uma presença permanente e bem-sucedida no Brasil.



Outras coberturas especiais


Gripen NG Brazil

Gripen NG Brazil

Última atualização 16 OUT, 16:30

MAIS LIDAS

LAAD 2015