Rockwell Collins completa Revisão Crítica de Projeto para o programa KC-390 e estabelece equipe de gestão no país para apoiar crescimento futuro

A Rockwell Collins, líder mundial em soluções de aviônica e comunicação para aplicações civis e militares, alcançou o marco mais significativo para o programa KC-390 com a conclusão bem sucedida de sua Revisão Crítica de Projeto (CDR) em fevereiro, realizada na instalação da Embraer em São José dos Campos, Brasil. O anúncio foi realizado hoje no LAAD Defence & Security 2013. 

A empresa também estabeleceu completamente sua gestão de programa e equipe de engenharia locais no Brasil. O time, que está totalmente dedicado ao programa KC-390, estará alocado na Rockwell Collins do Brasil e nas instalações da Embraer em São José dos Campos.
 
“A localização da nossa equipe de KC-390 com o cliente no Brasil contribuiu de forma significativa para completar o CDR a tempo. Estamos focados em trazer recursos adicionais para a região de forma a fornecer apoio dentro do país para o programa avançar”, afirma Thierry Tosi, vice-presidente e diretor-geral da Rockwell Collins para as Américas. “Temos expectativa de um contínuo investimento em criação de novos empregos, infraestrutura e tecnologia avançada no Brasil para apoiar o KC-390 e outros programas nos próximos anos”.
 
A Rockwell Collins também aumentou suas contratações em 35% no Brasil para trazer gestão de programas dentro do país, desenvolvimento de negócios, engenharia de sistemas e recursos de serviços para apoiar o programa KC-390. Parte deste crescimento é impulsionada por planos de produzir displays e painéis de controle do Pro Line Fusion com tecnologia de ponta – bem como montagem, teste e reparo de rádios de alta frequência (HF) – no Brasil.
 
Primeira aplicação militar dos aviônicos de Pro Line Fusion
 
O programa KC-390 marca a primeira aplicação militar do sistema aviônico integrado e altamente avançado do Pro Line Fusion®, que entrou no mercado de jatos comerciais em 2012. Isso representa grande parte do conteúdo que a Rockwell Collins possui em uma aeronave militar da Embraer.
 
Apesar do Pro Line Fusion ter sido lançado no mercado de sistemas comerciais neste ano, sua escalabilidade e flexibilidade o tornam altamente adaptável às necessidades do segmento militar. Por exemplo, no KC-390, o sistema será modificado para incluir o recurso de Visão Noturna e permitir que a Embraer exiba janelas de missão nos displays do Pro Line Fusion. A equipe também trabalha para integrar recursos de vídeo de sensores na aeronave aos principais displays, e um display adicional será alocado na estação de um membro da tripulação adicional, posição no deck de voo que promove a maior parte das funções de missão.
 
As principais funcionalidades do deck de voo do KC-390 incluem: cinco displays de cristal líquido (LCD) diagonais de 15 polegadas com alta resolução, Flight Management Systems (FMS) avançados com Wide Area Augmentation System que suporta Localizer Performance with Vertical guidance approaches (WAAS/LPV) e recursos de Required Navigation Performance (RNP), capacidades de planejamento gráfico avançado de voo, e um Information Management System (IMS) para gerenciar bases de dados e facilitar interatividade sem fio com infraestrutura terrestre. Funcionalidades opcionais incluem Integrated Flight Information Systems (IFIS) com tabelas eletrônicas e mapas aperfeiçoados e Synthetic Vision System (SVS).
 
Conteúdo adicional sobre KC-390
 
Além do sistema aviônico do Pro Line Fusion, a Rockwell Collins oferece seu DF-430 Direction Finder, sistema de rádio HF-9000 de alta frequência, e a última geração SATCOM SATCOM Communications com dois canais – Inmarsat Classic Aero e um canal do SwiftBroadband Services – para o programa do KC-390.
 
O DF-430 possibilita às equipes de resgate a habilidade de transmitir, do local, sinais de distâncias maiores que qualquer outro sistema – permitindo aos socorristas indicar a localização de embarcações em dificuldade a longas distâncias como 200 milhas náuticas.
 
O sistema de rádio de alta frequência HF-9000 permite que o estabelecimento de link automático disponha do melhor canal de informações disponível. O acoplador de antenas pressurizado oferece capacidade operacional completa em altitudes e temperaturas extremas, enquanto maximiza o poder de sinal de alta frequência irradiada. O sistema armazena 50 frequências manualmente sintonizadas e pode aprender e guardar dados de sintonização para 99 canais pré-programados. Isso tem um alcance global de 200 watts de energia.

A Rockwell Collins também oferece o DVP 200 crypto, um novo produto que remove estáticos associados ao HF para prover o melhor áudio digital.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter