COBERTURA ESPECIAL - LAAD 2011 - Aviação

13 de Abril, 2011 - 23:54 ( Brasília )

AS350 Esquilo/Fennec do Exército terão aviônicos e displays feitos no Brasil

Novo conjunto, fornecido pela Sagem (Grupo Safran) e AEL Sistemas (Subsidiária da Elbit Systems) pode equipar toda a frota militar em seus programas de modernização - Helibras vai expor este novo painel durante a LAAD 2011

Os helicópteros AS350 Esquilo/Fennec produzidos pela Helibras - modelo mais vendido no país - contam, desde o final de 2010, com uma moderna opção de aviônicos e displays produzidos no Brasil.
 
Trata-se de um sistema integrado com telas MFD (Multifunction Display) que reúnem informações de navegação, de funcionamento do motor e emergências. Os componentes das telas são fornecidos pela Sagem e a AEL Sistemas é responsável pela integração dos aviônicos fornecendo o computador e fazendo a montagem das telas no Brasil.
 
O novo sistema deve atender a frota de 36 AS350 Esquilo/Fennec pertencentes ao Exército brasileiro, as quais serão modernizadas a partir deste ano.
 
A Helibras estará expondo este novo painel, incluindo o display integrado Sagem IDCS em seu estande na LAAD 2011, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 12 e 15 de abril.
 
Segundo Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras, “trata-se de uma importante inovação que a Helibras introduz em seu mais versátil modelo, que fica ainda mais seguro em função da facilidade de leitura das informações pelos pilotos. Além disso, ela permite avançarmos na qualificação do corpo técnico da empresa, com apoio da indústria nacional, na busca da capacitação para produzir, em alguns anos, um helicóptero 100% brasileiro”.

"Para a AEL este acordo é um importante passo para consolidarmos nossa liderança no mercado de sistemas aviônicos no Brasil e uma boa oportunidade de expandir nossos negócios para outros países, em razão da presença global da SAGEM. A parceria é o reconhecimento da qualidade dos nossos produtos e ser fornecedor da Helibras é igualmente um indicativo de que as soluções de alta tecnologia utilizadas no país são cada vez mais genuinamente brasileiras", diz Vitor Neves, vice-presidente de operações da AEL.

A AEL Sistemas já é tradicional fornecedora das Forças Armadas e será dela a aviônica dos helicópteros EC 725 contratados para as três Armas. A aviação é o seu segmento mais forte e a coloca como líder, no país, na fabricação de hardware e software para aeronaves.

De acordo com Philippe Arnaud, vice-presidente sênior de Vendas e Marketing da divisão de Aviônicos da Sagem, “o relacionamento com a AEL é um ajuste perfeito. Ele traz para o cliente final um cockpit digital com as funções mais modernas exigidas para uma missão”. Faz parte do conjunto o piloto automático SAGEM AHRS.

O contrato entre a Helibras, a AEL Sistemas e a Sagem será assinado durante a LAAD, no dia 14 de Abril, às 10h30m, no estande da Helibras.Sobre a Helibras

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1978 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 450 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 500 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2010, a empresa teve um faturamento de R$ 395 milhões. Mais informações:  www.helibras.com.br



Outras coberturas especiais


Especial Espaço

Especial Espaço

Última atualização 24 NOV, 15:00

MAIS LIDAS

LAAD 2011