COBERTURA ESPECIAL - KC-390 - Geopolítica

04 de Outubro, 2014 - 14:00 ( Brasília )

KC-390 - FAdeA Inaugura Linha de Produção de Componentes

Ministro da Defesa da Argentina Rossi inaugurou na Fábrica Argentina de Aviones "Brigadier San Martín" S.A (FAdeA), linha de produção de componentes do KC-390. O evento contou com a preença de representantes da EDS


O ministro da Defesa da Argentina, Agustín Rossi, inaugurou  formalmente, na sexta-feira (03OUT14), a  linha de produção de componentes para o programa brasileiro KC-390, avião multimissão que desenvolve a empresa EMBRAER Defesa & Segurança (EDS). O evento teve a presença de representantes da empresa brasileira.

A solenidade marcou o 87° aniversário de criação da Fábrica Argentina de Aviones "Brigadier San Martín" S.A  (FAdeA), localizada na cidade de Córdoba, Argentina.

Durante o ato, o ministro expressou seu “orgullo por presenciar el primer producto que exporta FAdeA después de 20 años; este es un salto cualitativo y cuantitativo de calidad, e implica poner nuevamente en valor a nuestra industria para la defensa”.

Após felicitar aos trabalhadores da empresa - que foi nacionalizada pelo governo Argentino, em 2009 (nota ex-fábrica da Lockheed Martin), por decisão da presidente Cristina Fernández de Kirchner-, o ministro, acompanhado pelo presidente de FAdeA, Matías Savoca, destacou que “este contrato com Embraer nos posiciona como sócio-forncedor de uma das empresas mais importantes do mundo”.

“Nosso maior desafio é produzir em serie o treinador avançado Pampa III, e para alcançar este objetivo estamos trabalhando na superação das dificuldades”, assegurou o ministro. 

Por seu turno, o secretário de Ciência, Tecnologia e Produção para a Defesa, Santiago Rodríguez, afirmou: “Esta é uma política de Estado que tem de ser apoiada; a relação com a Embraer é uma sociedade estratégica, já que se trata de uma empresa de classe mundial”. “Este caminho até o desenvolvimento industrial é de caráter complexo e  necessita um aperfeiçoamento constante”, concluiu.

Esta iniciativa surge a partir do acordo de cooperação assinado, em 2011, entre os governos da Argentina e do Brasil. Neste contexto, FAdeA e EMBRAER firmaram um contrato para a fabricação de partes do KC-390, um projeto de aeronave de transporte, equipado com motores a jato e com capacidade de transportar até 21 toneladas de carga. O acordo entre as duas empresas é o início para o Desenvolvimento de outros projetos regionais.
Participaram da solenidade:

- O  gerente-geral de FAdeA, Tulio Calderón;
- O  vice-presidentes de la Logística da  EMBRAER, Sandro Marcelo;
- O vice-presidente do programa KC-390 da EMBRAER, Paulo Gastao;
- O  chefe da Armada, almirante Gastón Erice, e,
-  O chefe da Fuerza Aérea, brigadeiro- general Mario Callejo.


Primeira Peças
 

No dia 22 de Agosto a FAdeA embarcou, para a unidade de Gavião Peixoto, da EMBRAER Defesa & Segurança a primeira peça para ser incorporada ao protótipo do KC-390.

Outras parte produzidas pela FAdeA para a EMBRAER, são as seguintes: os spoilers, a porta do trem do nariz e o cone da cauda.

A FAdeA investiu mais de  U$35 milhões de dólares, para a construção da linha de produção em Córdoba. O programa propiciou também a absorção de tecnologia,  infraestrutura e qualificação de mão de obra em diversas áreas.
A planta de Córdoba triplicou a sua capacidade em materiais compostos, incorporou centros de usinagem de alta velocidade e modernizou os equipamentos de  conformação, processamento e tratamento térmico de partes primarias de alumínio.

Foram gerados 180 postos de trabalho direto, com 80 mil horas de capacitação  e foi feito um redesenho e atualização dos processos de produção e ensaios não destrutivos.

O convenio assegura trabalho para a  FAdeA por um período não inferior a dez anos, como parceira da EMBRAER, e a coloca como parceira importante no desenvolvimento de outros projetos regionais. Em paralelo, a FAdeA conseguiu a certificação AS9100, indispensável para a integração no mercado aeroespacial internacional.


Matéria Relacionada

EMBRAER Defesa e Segurança e FAdeA Assinam Contrato de Parceria para o Programa KC-390

Fábrica Argentina de Aviões “Brig. San Martín” S.A. (FAdeA) fornecerá partes estruturais para o novo avião