GUARANI – Discurso do Gen Sinclair James Mayer

Comando do Exército
 ATO DE ASSINATURA DO CONTRATO COM A IVECO LATIN AMERICA 
Brasilia, DF, 07 de agosto de 2012


Discurso do General-de-Exército Sinclair James Mayer
Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército

O Brasil, em meados dos anos de 1970 e 1980, particularmente por intermédio da extinta ENGESA, figurou no cenário internacional como um dos principais fabricantes e exportadores de veículos militares blindados de rodas. As viaturas produzidas à época, representadas pelos blindados URUTU e pelo CASCAVEL, ainda hoje equipam o Exército Brasileiro, mas estão chegando ao fim da sua vida útil.

A crescente importância do Brasil no cenário mundial impõe a necessidade de equipar suas Forças Armadas com meios mais modernos e eficientes.

Dessa forma, alinhado com Estratégia Nacional de Defesa e com os seus Programas Estratégicos, o Exército Brasileiro, deu início, em meados de 2007, ao desenvolvimento da Família de Blindados Médio de Rodas, mais tarde denominada de Família GUARANI, em parceria com a Empresa IVECO, localizada em Sete Lagoas – Minas Gerais e com o irrestrito apoio do Ministério da Defesa e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

A viatura protótipo foi desenvolvida a partir de especificações nacionais e entregue ao Centro de Avaliações do Exército, na Marambaia-RJ, em 2011, onde ainda se encontra, concluindo as rigorosas provas de avaliação técnica que compõem o seu protocolo de conformidade.

A data de hoje representa um marco em todo esse processo. Nesta oportunidade será assinado com a FIAT/IVECO o contrato para a aquisição de oitenta e seis VBTP-MR, que comporão o Lote de Experimentação Doutrinária. Essas viaturas passarão por uma exigente experimentação operacional, sob as mais variadas condições de clima e terreno, completando o ciclo do seu desenvolvimento.

Os recursos para a aquisição desses Blindados foram sensivelmente incrementados com o apoio do Programa de Aceleração do Crescimento voltado para o incentivo à Indústria Nacional: O PAC EQUIPAMENTOS.

Uma nova era esta começando para a Indústria Nacional de Defesa com o Projeto Guarani, um veículo de concepção e fabricação nacional que renovará a frota da Força Terrestre. Dispor de um moderno veículo blindado brasileiro, do mesmo padrão tecnológico de equipamentos similares estrangeiros, é uma afirmação de soberania e um excepcional instrumento para fo-mentar o renascimento da indústria de defesa nacional. Esse desafio tecnológico e econômico estimulará, também, uma complexa e sofisticada cadeia de fornecedores, característica da indús-tria de defesa, com impactos altamente positivos na geração de emprego e renda e no desenvol-vimento de tecnologias inovadoras, de caráter dual, que beneficiarão a sociedade em geral.

Nesta oportunidade, em nome do Exército Brasileiro, agradeço a todas as Instituições, Empresas e pessoas que tornaram este momento possível, na certeza de que poderemos continuar contando com esse apoio nos futuros desafios que nos serão propostos.

Muito obrigado !

General-de-Exército Sinclair James Mayer
Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército

Brasilia, DF, 07 de agosto de 2012

Nota DefesaNet – Para mais detalhes do Programa VBTP-MR Guarani acesse a Cobertura Especial Link

GUARANI apresentado na EUROSATORY Link

GUARANI – Entregue a primeira unidade de pré-série Link

DNTV – Entrega do #1 Guarani de pré-série ao Exército Brasileiro

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter