COBERTURA ESPECIAL - Guarani - Terrestre

28 de Julho, 2015 - 12:50 ( Brasília )

TUPI - AVIBRAS detalha sua proposta

AVIBRAS é uma das finalistas do processo de aquisição da VBMT-LR pelo Exército Brasileiro



A AVIBRAS é uma das finalistas do processo de seleção conduzido pelo Exército Brasileiro (EB) para aquisição da Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas (VBMT-LR) como parte do escopo do Projeto Estratégico do Exército Guarani. A viatura TUPI 4x4 será produzida, sob licença, na nova fábrica de blindados da AVIBRAS em Jacareí através de um processo progressivo de aumento do conteúdo nacional - resultado da cooperação entre a AVIBRAS e a RENAULT TRUCKS DEFENSE.

A VBMT-LR completará a nova família de viaturas blindadas sobre rodas, planejada para reestruturar e modernizar a capacidade da Força Terrestre do EB.

A Diretoria de Fabricação (DF), órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia do EB tornou pública, no último dia 17, a chamada para negociação e orientação para apresentação da Proposta Técnico-Comercial Final referente ao processo de obtenção por nacionalização da VBMT-LR.

A AVIBRAS entregará a proposta técnico-comercial final à DF no dia 18 de agosto e espera ter sucesso junto ao EB em função das características excepcionais de desempenho do TUPI, ressaltando dentre elas, elevada capacidade de carga, extrema mobilidade e capacidade de transpor obstáculos no campo em função de seu motor de grande potência e elevado torque, da eficiente transmissão e da robusta suspensão.

A viatura também se destaca pela comprovada proteção balística, antiminas e contra IED’s (Dispositivos Explosivos Improvisados) para os cinco tripulantes, além do amplo espaço interno para a tripulação e de seu grande compartimento de carga. Estas características exclusivas do TUPI 4x4 permitirão à VBMT-LR a instalação dos sistemas de Comando e Controle e a configuração nas diversas versões previstas para essa viatura.

No final de novembro de 2013, o EB emitiu um Plano de Avaliação e Aceitação para empresas nacionais e estrangeiras interessadas em participar do processo de avaliação e inspeção, seguido de testes.

Durante cinco meses a AVIBRAS e a Renault Trucks Defense integraram suas capacidades para cuidadosamente projetar e preparar a viatura blindada TUPI 4x4 com o objetivo de atender a todos os requisitos apresentados no Plano de Avaliação e Aceitação emitido pelo EB.

O TUPI foi apresentado ao Centro de Avaliações do Exército Brasileiro (CAEx) em abril do ano passado, tendo efetuado todos os testes com carga 40% acima do requerido, demonstrando assim seu excelente desempenho.

Alta capacidade - A viatura blindada TUPI 4x4 é baseada na Viatura SHERPA LIGHT SCOUT. Trata-se de uma das cinco versões da família de viaturas SHERPA LIGHT, sendo uma excelente plataforma que oferece alta capacidade de carga (2,5 toneladas) e um peso total de oito toneladas, considerando todos os níveis de proteção balística e de proteção contra minas exigidos pelo EB.

A espaçosa e ergonômica cabine blindada tem quatro portas, cinco assentos e permite a instalação de vários equipamentos de acordo com a versão da viatura e a sua missão.

O projeto flexível e modular do teto, e a capacidade de carga da viatura permitem a fácil instalação dos sistemas de armas especificados pelo EB como o Reparo Automatizado X-REMAX de fabricação nacional.

A cabine blindada básica tem provisão para instalação de blindagem adicional, permitindo que a viatura seja utilizada em tempo de paz em uma configuração mais leve, otimizando o consumo de combustível, economizando pneus e freios e minimizando o desgaste. Nas missões táticas, os kits de blindagem adicional disponíveis propiciam várias possibilidades de proteção aos tripulantes.

A ampla combinação de sistemas de armas e de proteção blindada só é possível graças à alta capacidade de carga do TUPI 4x4, resultado da utilização do robusto conjunto motor+transmissão+eixos da Renault Trucks Defense, que assegura elevada mobilidade mesmo com a viatura carregada no seu limite máximo de 10,5 toneladas.

A AVIBRAS tem a capacidade industrial de responder rapidamente a qualquer demanda de urgência das Forças Armadas Brasileiras com a internacionalmente reconhecida qualidade de uma empresa de defesa, que está há mais de 54 anos no mercado.



Outras coberturas especiais


Guerra Hibrida Brasil

Guerra Hibrida Brasil

Última atualização 15 AGO, 02:45

MAIS LIDAS

Guarani