COBERTURA ESPECIAL - Gripen NG Brazil - Aviação

16 de Maio, 2018 - 11:00 ( Brasília )

Akaer tem participação acionária de 10% na Saab Aeronáutica Montagens (SAM)

Empresa brasileira é a única parceria da Saab na unidade fabril, onde serão produzidos complexos segmentos para os caças Gripen

A Akaer, empresa brasileira reconhecida pela expertise em desenvolvimento de projetos de engenharia complexos, anunciou nesta quarta-feira, dia 9 de maio, a participação societária de 10% na SAM (Saab Aeronáutica Montagens), unidade fabril de aeroestruturas em São Bernardo do Campo - SP, que concentrará a produção de complexos segmentos dos caças Gripen, para a Força Aérea Brasileira (FAB). Os outros 90% das ações serão da Saab AB.

A Akaer é a única empresa nacional a contar com uma participação na SAM, ampliando, assim, a parceria com a Saab, iniciada em 2009, quando a empresa foi escolhida para atuar no desenvolvimento dos caças Gripen, antes mesmo da empresa sueca assinar contrato com a FAB. De lá para cá, a Akaer já acumulou mais de 550 mil horas de engenharia, em etapas desenvolvidas no Brasil e na Suécia, com transferência de tecnologia para o Brasil.

A Akaer vem atuando ativamente nesse projeto de implantação do complexo industrial da SAM. Além da absorção e transferência de tecnologia realizado nos últimos anos, a Akaer deu suporte nas primeiras contratações da equipe que irá trabalhar no complexo e na industrialização da linha de montagem, antes do início da produção.

“Esse é um novo marco em nossa história. Além de acumularmos tamanha experiência em um projeto dessa magnitude, a Akaer segue, agora, em direção a se consolidar como uma empresa com capacidade de Tier 1”, conclui o presidente e CEO da Akaer, Cesar Augusto Teixeira Andrade e Silva.

A Saab Aeronáutica Montagens (SAM), situada em uma área de aproximadamente 5 mil m² na cidade de São Bernardo do Campo - SP, será responsável por produzir complexos segmentos para os caças Gripen adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB) como o cone de cauda, os freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para a versões monoposto e biposto.

As operações se iniciam em 2020 com 55 funcionários, entre engenheiros e técnicos, que serão capacitados em Linköping, na Suécia, por até 24 meses a fim de receber todo o treinamento necessário para o processo de industrialização, qualificação e montagem de fuselagens complexas, específicas para a produção de um caça supersônico no Brasil. Até 2024, a SAM estará com cerca de 200 funcionários extremamente capacitados, produzindo as aeroestruturas que serão fornecidas para a montagem final dos caças.

O Grupo Akaer, fundado em 1992, é especializado no fornecimento de soluções tecnológicas em diferentes áreas de atuação como aeroespacial, defesa, energia e automotiva. Com mais de 350 funcionários altamente capacitados, tem atuado no desenvolvimento em projetos estratégicos para o Brasil como o Gripen, KC-390, além de câmeras para satélites.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Cyberwar

Cyberwar

Última atualização 25 MAI, 13:00

MAIS LIDAS

Gripen NG Brazil

6
07 MAR, 09:30

Saab e a arte de esperar