Futuro caça da FAB será apresentado na Suécia

O futuro caça da Força Aérea Brasileira (FAB) será apresentado nesta quarta-feira (18) em Linköping, na Suécia. O evento organizado pela fabricante Saab vai revelar ao mundo a primeira aeronave de teste da próxima geração, o Gripen E. No Brasil, o avião é denominado Gripen NG. O evento será transmitido ao vivo a partir das 10h (horário de Brasília) pelo endereço www.gripen.com/evolution.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, que acompanhará o rollout, destaca que a aeronave atendeu aos requisitos da FAB "nos aspectos operacional, logístico, técnico e na transferência de tecnologia". 

Entre os aspectos operacionais, o Comandante destaca o alcance do novo caça. "Com as dimensões do Brasil, precisava ter um alcance expressivo", detalha. E, para ser coerente com o alcance, o segundo aspecto é realizar reabastecimento em voo, ter baixo custo operacional e capacidade multiemprego. 

Transferência de tecnologia

Até 2022, mais de 350 brasileiros vão trabalhar com o projeto Gripen na Suécia. Os profissionais vão atuar no desenvolvimento da aeronave, gerenciamento de projetos, desenvolvimento de simulares e certificação, dentre outras atividades.

Segundo o Departamento de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, o projeto de aquisição dos caças Gripen NG vai gerar 9,1 bilhões de dólares em compensações para o Brasil. Isto atende à Estratégia Nacional de Defesa, que prevê capacitar a indústria nacional.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter