Obama Apresenta seu novo Comando Militar

O Presidente Obama aproveitou a cerimônia do Memorial Day para anunciar a a indicação do Gen Martin Dempsey (US Army) para o posto  do Estado-Maior Conjunto (Joint Chiefs of Staff).

Gen. Dempsey, atual comandante do US Army (ou tecnicamente Chefe do Estado-Maior), um soldado por mais e quarto décadas e um líder proeminente na Guerra do Iraque, é  "um dos generais mais respeitados e testado em combate," afirmou Obama em uma cerimônia na Casa Branca na manhã de segunda-feira (30MAI11).

Obama informou que o Gen Dempsey e outros militares indicados  "nós temos muito a fazer," incluindo a “retirada” das tropas americanas do Afeganistão e encerrar as ações no Iraque, as atuais ações da OTAN na Líbia e a Guerra ao Terrorismo no pós 11 de Setembro.

"Todas estas missões em conjunto com difíceis  decisões no orçamento enquanto mantendo as forces militares americanas como as melhores do mundo”,  disse Obama ao referir-se às próximas batalhas referentes ao orçamento.

Se confirmado pelo Senado, o Gen  Dempsey substituirá o atual chefe do Estado-Maior Mike Mullen, cujo mandato termina 30 de setembro.

Obama também nomeou  o Almirante James Winnefeld como vice-chefe do Estado-Maior.

Para substituir o Gen Dempsey como Chefe do Estado-Maior do US Army o indicado foi  o Gen. Ray Odierno, ex-comandante das Forças Americanas no Iraque.

O  Gen Dempsey formalmente assumiu  o posto do de Chefe do Estado-Maior recém no mês passado.

A nova estrutura de Comando Americana na Defesa apresenta interessantes nomes:
 

1 –  CIA Diretor Leon Panetta assumirá o Pentágono substituindo  o Secretário Robert Gates.
2 –   Gen David Petraeus assumirá a CIA substituindo Leon Panetta.
3 – Gen Dempsey assumirá o Estado-Maior Conjunto substituindo o Almirante Mike Mullen.
4 –   Gen Ray Odierno assumirá o Estado-Maior do US Army substituindo Gen Dempsey.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter