F-X2 – Primeiro-ministro da Suécia visita o Brasil na próxima semana

Eleições Parlamentares na Suécia Reforçam o Gripen NG publicado 20 setembro 2010

O primeiro-ministro, Fredrik Reinfeldt, visitará o Brasil, entre os dias 16 e 18 de maio de 2011. O objetivo da visita é fortalecer as relações entre os dois países e aprofundar a parceria estratégica que já existe. A visita tem início em Brasília, onde o primeiro ministro encontrará a Presidente do Brasil, Dilma Roussef, e a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior e, posteriormente, segue para São Paulo.

Temas como as relações entre os Brasil e Suécia, particularmente o comercio e a cooperação em pesquisa e inovação, entre outros, fazem parte da agenda. Questões regionais e os desafios globais, incluindo os efeitos da crise econômica e financeira e as mudanças climáticas também estarão em foco durante a visita. Além disso, questões atuais de política externa serão discutidas.

Também durante a visita será realizado o encontro do Conselho Empresarial Suécia-Brasil, que acontecerá na sede do Itamaraty, em Brasília. Na ocasião, empresários brasileiras e suecos darão recomendações ao primeiro ministro e à presidente do Brasil sobre como facilitar os negócios entre os dois países. O Conselho é composto por 10 grandes empresas de cada país, como Ericsson e Vale.

A delegação oficial será acompanhada por uma delegação composta por 30 empresários suecos. Fazem parte da lista de visitantes o presidente da Saab, Håkan Buskhe, Markus Wallenberg (Diretor do Conselho das empresas Electrolux, Ericsson, AstraZeneca, Stora Enso e Saab), Erik Belfrage (Diretor do Conselho do banco sueco SEB) e Claes Backlund (vice presidente da Atlas Copco). O executivo Håkan Buskhe da Saab participará da inauguração oficial do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), em São Bernardo do Campo, no dia 18 de maio. Também a diretora-geral da Vinnova (agencia governamental sueca de inovação), Charlotte Brogren, o presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos, a prefeita de Linköping (cidade sede da Saab), Ann-Cathrine Hjerdt e o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.

Fará parte da agenda do primeiro ministro um seminário sobre inovação a ser realizado no Palácio dos Bandeirantes, com participação do Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, e discussões sobre Economia Verde na FIESP.

Nessa mesma semana, a rainha Silvia, da Suécia, estará no Rio de Janeiro para visitar a fundação que preside, World Childhood Foundation. Dia 19 de maio a Rainha participará de um Seminário sobre Experiências de Legislação Contra Castigos Corporais de Crianças e Adolescentes, organizado pela Embaixada da Suécia, no Congresso Nacional.
Agenda do Primeiro Ministro Fredrik Reinfeldt (sujeita à alterações)

16 de Maio – segunda-feira (Brasília)
Tarde
Chegada à Brasília
Encontro com a Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão Miriam Belchior.
Recepção com alto nível de representantes da sociedade brasileira

17 de Maio – terça-feira (Brasília)
Encontro bilateral com a presidente Dilma Rouseff no Planalto
Assinatura de acordos com a presença da imprensa 11.00 Coletiva de imprensa no Palácio do Planalto O primeiro ministro e o presidente se encontram com o Conselho de
Negócios Brasil-Suécia no Itamaraty (o Conselho teria um encontro separado antes disso)
Almoço oficial no Itamaraty, oferecido pela presidente, com a delegação

Partida para São Paulo Tarde
Início do seminário sobre inovação no Palácio dos Governador Encontro com o governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes (Encontro paralelo entre Sra. Reinfeldt e Sra. Alckimin)

20.15 Coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes
Jantar oferecido pelo governador Alckmin no Palácio dos Bandeirantes

Maio 18 – quarta-feira (São Paulo)
Manhã
Encontro com a diretoria da FIESP
Seminário com painel de discussão sobre economia verde na FIESP. Diálogo interativo com a presença de grandes empresas brasileiras de exportação e jornalistas de economia estarão presentes.
Visita a uma clínica para aidéticos
Tarde
Partida para Chile

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter