COBERTURA ESPECIAL - F-X2 - Aviação

24 de Outubro, 2012 - 15:00 ( Brasília )

Caça Omnirole RAFALE avança com novos recursos ar-ar


O caça Rafale atingiu duas etapas importantes em outubro de 2012: a entrega da primeira aeronave equipada com o radar RBE2 AESA e o primeiro teste bem-sucedido do míssil ar-ar de longo alcance e última geração, o METEOR. Com novos recursos ar-ar, o Rafale B301 foi testado no Centro de Testes de Voo de Cazaux, no sudoeste da França, e concluiu com êxito dois testes com o míssil de longo alcance e além da gama visual (BVRAAM) Meteor, realizados nos dias 4 e 10 de outubro.
 
Em 22 de dezembro de 2010, o Departamento de Armamentos do Ministério da Defesa da França(DGA) encomendou 200 mísseis Meteor. Uma semana depois, foi assinado o contrato de integração do míssil Meteor com o sistema do Rafale. Este míssil moderno, fabricado pela MBDA, tem motor a jato e é visado para missões de defesa aérea. Ele intercepta alvos a distâncias muito longas e será um complemento perfeito para o míssil MICA, que é usado atualmente em interceptações ar-ar, perseguições e ataques de autodefesa de curto alcance.
 
O primeiro caça Rafale F3 (C137 monolugar), equipado com a primeira versão do radar Thales RBE2 AESA, foi entregue ao DGA francês em 2 de outubro de 2012, introduzindo o funcionamento operacional do primeiro avião de combate europeu a explorar plenamente a tecnologia do radar de ponta AESA. Capacidades de alcance estendido dadas ao Rafale pelo radar AESA RBE2 (entre uma série de outros importantes benefícios operacionais) possibilitam a plena utilização da mais recente geração de mísseis de longo alcance ar-ar, como é o caso do Meteor.
 
O Rafale já é um caça omnirole tático extremamente eficaz, testado em combate no Afeganistão e na Líbia, mas o seu desenvolvimento continua em ritmo acelerado para explorar cada vez mais as diversas capacidades da aeronave e adicionar novos atributos de forma transparente. Como resultado, o Rafale está destinado a tornar-se ainda melhor em um futuro próximo.
 
SOBRE O CAÇA OMNIROLE RAFALE:
 
1. A França definiu seus requisitos operacionais em 286 Rafales. A Força Aérea receberá 228 aeronaves (em duas versões: Rafale C monolugar e Rafale B de dois lugares), enquanto a Marinha vai operar 58 caças Rafale M (monolugar).
 
2. Até o momento, 180 aeronaves foram encomendadas para as duas forças de defesa. De acordo com o cronograma atual, os caças estarão em produção até o ano de 2025.
 
3. Até 15 de outubro de 2012, 111 aeronaves foram entregues às forças de defesa francesas (36 Rafales M para a Marinha; 37 Rafales C e 38 Rafales B para a Força Aérea).
 
4. Uma década antes do lançamento do Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter, o Rafale foi a primeira aeronave a ser projetada, desde o início, para decolar e pousar tanto em pistas terrestres quanto em porta-aviões. Eventualmente, o Rafale substituirá todas as aeronaves de caça em uso pela Força Aérea e a Marinha francesas.
 
5. Missões do caça Rafale omnirole:
- defesa e domínio aéreos;
- apoio aproximado;
- Ataque a alvos de superfície (com bombas guiadas a laser, armas resistentes a todos os tipos de climas ou mísseis de cruzeiro); além de possuir capacidades SEAD/DEAD;
- Ataque anti-navios;
- Ataque nuclear;
- Reconhecimento em tempo real  e reconhecimento estratégico (alvos terrestres e navais);
- Abastecimento em vôo.
 
SOBRE O MÍSSIL METEOR
 
1. O míssil Meteor está sendo desenvolvido pela empresa MBDA atendendo aos requisitos operacionais de seis nações europeias (França, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia e Reino Unido).
 
2. A proliferação de ameaças ar-ar de alta tecnologia é um desafio crítico para as forças aéreas modernas e suprido pelo Meteor.
 
3. O BVRAAM Meteor e suas vantagens:
 
• A mais ampla “zona sem fuga” (No-Escape Zone - NEZ) de qualquer armamento ar-ar, o que possibilita um maior alcance e alta probabilidade de acerto, garantindo superioridade aérea e sobrevivência da tripulação.
• Um sistema de orientação propiciado por um radar ativo, beneficiando-se das tecnologias desenvolvidas pela MBDA para os Programas de Mísseis ASTER e MICA.
• Uma arma ar-ar altamente manobrável, que atinge alvos além do alcance visual.
• A capacidade de engajar alvos aéreos autonomamente, dia e noite, em qualquer clima e em ambientes com alta interferência eletromagnética.
• Míssil equipado com espoleta de proximidade e impacto para destruição total do alvo em todas as circunstâncias.

 


Outras coberturas especiais


Vant

Vant

Última atualização 18 NOV, 09:30

MAIS LIDAS

F-X2