Exército apresenta o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras em Rondônia

Eleni Caetano
Secom – Governo de Rondônia

Políticos, autoridades, empresários e segmentos da sociedade civil organizada estarão reunidos nesta segunda-feira (16), em um Simpósio, ocasião em que o Exército Brasileiro irá apresentar o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) para a população de Rondônia. O evento será realizado a partir das 9h, no Teatro O Guaporé (anexo ao Palácio das Artes), Rua Tabajara, bairro Olaria, em Porto Velho.
 
De acordo com o chefe da sessão de Operações da 17ª Brigada de Infantaria de Selva Príncipe da Beira, major Rafael Novaes da Conceição, o Sisfron foi desenvolvido pelo Exército Brasileiro e consiste em uma rede de sensores que são colocados sobre a linha de fronteira, interligada às unidades operacionais com capacidade de dar resposta em tempo real aos problemas detectados.
 
Segundo o major Novaes, essa tecnologia é muito importante para o Estado de Rondônia, pois além de auxiliar no combate ao ilícito também será utilizada de forma compartilhada e integrada com outras instituições, como no controle sanitário, melhoria da capacidade de inteligência, prevenção à biopirataria, preservação ambiental, melhoramento da saúde, pesquisas, ensino a distância entre outros benefícios. “A estrutura que será disponibilizada para o projeto contará com tecnologias de ponta que irá atender também a outras instituições”, afirmou.
 
Ele disse que o sistema exige um aporte tecnológico, e para isso requer recursos expressivos que serão liberados pelo governo Federal. “Por isso é importante que segmentos da sociedade entendam a importância do projeto para que possamos implantá-lo em Rondônia”, disse o major Novaes, ressaltando a importância da união da classe política, autoridades, empresários e segmentos da sociedade civil organizada durante a apresentação do projeto.
 
O Simpósio contará com a presença do chefe do Estado-Maior do Exército (EME), general Sérgio Westphalen Etchegoyen; e do general-de-brigada, Guido Amim Naves, que irá falar  sobre o projeto e seus benefícios, não só no combater ao crime, mas também na melhoria da qualidade de vida da população, que poderá ser beneficiada com uma série de serviços do Sisfron.

Em seguida haverá uma segunda palestra que será ministrada pelo general-de-brigada, Ruy Yutaka Matsuda, que comanda a Brigada do Mato Grosso do Sul, onde o Sistema já foi implantado. Além do general e comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva Príncipe da Beira que recepcionará as autoridades juntamente com o Governo do Estado.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter