COBERTURA ESPECIAL - Front Interno - Terrestre

11 de Agosto, 2016 - 17:00 ( Brasília )

Exército realiza exercício de treinamento na Usina Machadinho /SC



Andressa Reina
Assessora de Imprensa UHE Machadinho

 

Nos dias 09 e 10 de agosto, 108 militares do 2º Esquadrão do 14º RCMEC (Regimento de Cavalaria Mecanizada), de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, realizaram um exercício de proteção na Usina Hidrelétrica Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes. A equipe, que estava instalada na usina, realizou a fiscalização na entrada da usina e averiguações nas imediações, como forma de treinamento dos militares.

Este exercício, que já aconteceu outras vezes na Usina Hidrelétrica Machadinho, busca áreas estratégicas para prática de ocupação de ponto e são realizados com frequência em diversos cenários. “Estamos realizando operações de treinamento durante o ano todo, esta é a 4ª grande operação que é realizada na área, que faz parte do 14º RCMEC, que abrange todo o oeste catarinense”, finaliza Capitão Paulo Lor Toledo.

O treinamento foi finalizado às 24 horas do dia 10 de agosto, e teve como principais atividades o controle de acesso a usina e o patrulhamento motorizado e fluvial. “Nosso objetivo é testar a capacidade de cumprir a missão de proteger estruturas estratégicas, como as usinas”, salienta Capitão Lor.

Na terça, dia 9, antes de iniciar a operação, os militares tiveram a oportunidade de realizar uma visita ao interior da Usina Hidrelétrica Machadinho, onde puderam conhecer como funciona o processo de geração de energia elétrica.

“Como forma de agradecer os militares, a Usina proporcionou o conhecimento, uma visita a Maior Usina Hidrelétrica do Estado de Santa Catarina, que para muitos foi a primeira oportunidade de conhecer como acontece a geração de energia elétrica, e entender por que é considerado um ponto estratégico para o Brasil”, comenta Roberto Deboni, Gerente da Usina Hidrelétrica Machadinho.


Usina Hidrelétrica Machadinho

A Usina Hidrelétrica Machadinho - Carlos Ermírio de Moraes (UHE Machadinho) está localizada na divisa dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, entre os município de Piratuba (SC) e Maximiliano de Almeida (RS). O empreendimento começou a operar em fevereiro de 2002, utilizando o potencial hidrelétrico do Rio Pelotas, principal afluente do Rio Uruguai, que forma uma das maiores bacias hidrográficas do Sul do Brasil.

Com três unidades geradoras de 380MW, a UHE Machadinho tem potência instalada de 1.140MW, o que corresponde a cerca de 37% da demanda de energia do estado de Santa Catarina ou 23% do total consumido pelo estado do Rio Grande do Sul.


 



Outras coberturas especiais


Especial MOUT

Especial MOUT

Última atualização 18 AGO, 21:00

MAIS LIDAS

Front Interno

4
29 MAI, 09:00

Autoridade e vandalismo