DECEA implementa sistema para agilizar tramitação de informações aeronáuticas

Daniel Marinho, Tenente Emília Maria E Capitão Landenberger

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) implementou um sistema digital especialmente criado para agilizar o processamento das informações aeronáuticas.

O Sistema de Divulgação de Informação Aeronáutica (SDIA) foi desenvolvido para centralizar e intermediar os processos de envio de dados e informações aeronáuticas dos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) aos órgãos responsáveis pela tramitação dessas informações.

Simplificado, o SDIA atende às necessidades de envio de dados de operadores de aeródromo, proprietários de aeródromo ou heliponto privado, entidade civil aerodesportiva, explorador ou operador de aeronaves remotamente pilotadas (RPAs), autoridades da aviação civil, empresas proprietárias de aeronaves ou de auxílios à navegação aérea, entre outros.

Assim, a partir de agora, o trâmite de todo documento formal – em formato digital – emitido e assinado por autoridade competente com a intenção de divulgar a inclusão, exclusão ou modificação de informação aeronáutica terá início e fim num mesmo sistema.

De acordo com o Diretor do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda, o rastreamento e o monitoramento da cadeia da informação viabilizarão o melhor cumprimento dos requisitos de qualidade dentro do processo, além de conferir ao envio dos dados maior conformidade com os requisitos de qualidade, competência e prazo exigidos.

“A automatização, o grau de especialização e o nível de segurança da navegação aérea atual criaram exigências na área da qualidade do dado aeronáutico, que são bem diferentes das praticadas anteriormente no SISCEAB. Com a simplificação do processo, ficará mais fácil atender aos requisitos de qualidade, competência e prazo exigidos no contexto do gerenciamento das informações aeronáuticas”, afirma.

Ainda segundo o oficial, o SISCEAB está vivendo a transição para um modelo de Gestão de Informação Aeronáutica – AIM (Aeronautical Information Management), que proporcionará muitos benefícios para a comunidade aeronáutica nacional e internacional.

“Devemos implementar os meios para obtenção e compartilhamento da informação, com acuracidade, qualidade, temporalidade e com custo-benefício aceitável. Tudo isso deve permitir que os membros da comunidade aeronáutica tomem suas decisões com base nas mesmas informações e essas sejam confiáveis e oportunas”, ressaltou o coronel.

O Sistema de Divulgação de Informação Aeronáutica (SDIA) pode ser acessado por meio do endereço https://sdia.decea.gov.br/

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter