ESGE – Textos de Estudo

 

ESGE

A Escola Superior de Geopolítica e Estratégia

DefesaNet republica os textos produzidos pela Escola Superior de Geopolítica e Estratégia (ESGE). O principal objetivo da ESGE é levar informação e conhecimento a pessoas interessados em assuntos de defesa, inteligência, estratégia e serviços de informação.

A ESGE é coordenada pelo Professor Fernando G Sampaio

Escola Superior de Geopolítica e Estratégia

Estamos republicando os textos que tiveram enorme repercussão e muitos são considerados clássicos como a Teoria da Mentira e o Choque das Civilizações.

Nota DefesaNet

Os números de telefone e endereço não são mais válidos..

Contatos devem ser feitos com DefesaNet – Editor  email editor@defesanet.com.br

Textos de Estudo

 

Teoria da Mentira I (2001) Link

Texto publicado originalmente, em  Dezembro 2001. Tornou-se um clássico dos texto do Prof Fernando Sampaio.

Em tempo de "Fake News" torna-se uma leitura imprescindível.

Teoria da Mentira II (2011) Link

Revisão  do Clássico Estudo Teoria da Mentira I (2001)

É com  a maior satisfação que coloco ao alcance de todos os interessados este segundo texto sobre a  importante questão da "Teoria da Mentira". É uma leitura independente do texto de 27 de dezembro de 2001 e recomendo que sejam ambos lidos, pois são complementares. O conhecimento e a difusão da questão da mentira e muito importante para 0s estudiosos da geopolítica, da  estratégia e da tática, tanto civis como militares.

Nunca a mentira esteve tão solta, exceto durante as grandes guerras, como hoje.

Arma de cunho psicológico profundo, a mentira é empregada por todos os lados, para favorecer suas causas e prejudicar as ações dos adversários.

Quem estiver, portanto, familiarizado com os seus  mecanismos, poderá compreender e resistir melhor às armadilhas que, através de noticiários viciados e campanhas de desinformação ou, ate mesmo simples mentiras, os partidos políticos e a política internacional  nos colocam diariamente.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter