COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Terrestre

06 de Maio, 2017 - 19:00 ( Brasília )

Festa Nacional da Cavalaria 2017



Divulgação CMS


O sábado ensolarado levou mais de 4 mil pessoas ao Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osorio, em Tramandaí,  a fim de assistir a Festa Nacional da Cavalaria. O evento comemorou, em âmbito nacional, o dia da Arma de Cavalaria, data marcada pelo nascimento de seu Patrono, o Marechal Osorio, nascido em 10 de maio de 1808,  na Fazenda Conceição do Arroio, local onde hoje se situa o Parque Osorio.

Durante a Festa, os cavalarianos apresentaram uma encenação, relatando os principais momentos da vida do Patrono da Arma da Cavalaria, como as diversas participações em batalhas. Um dos momentos mais emocionantes foi a tradicional "Carga de Cavalaria", quando, em meio a explosões, os cavalarianos, junto aos blindados e aeronaves, cruzaram a galope o cenário da apresentação.
 
A visão do passado, retratado pela tropa hipomóvel com uniformes históricos, junto  com as viaturas e  blindados que  representam o presente e o futuro do Exército, lembram  a bravura, a coragem e  o patriotismo do soldado brasileiro, resultando em campanhas sempre vitoriosas, na História do Brasil. 

Valores e princípios como a honra e o civismo, cultivados nos quartéis, se traduzem em uma das mensagens deixadas pelo Marechal Osório, que vale para os dias atuais: “Para comandar homens livres, basta mostrar-lhes o caminho do dever”.
 
O evento foi coordenado pelo Comando Militar do Sul e executado pelo 3º Regimento de Cavalaria de Guarda - Regimento Osorio, de Porto Alegre, a mais antiga Unidade de Cavalaria do Exército Brasileiro que, por duas vezes em sua história, foi comandada por Osorio.

Participaram da demonstração forças de  blindados, aeromóvel e hipomóvel:

- 360 militares
- 105 cavalos
- 41 viaturas (jipes, blindados e mecanizados)
- 2 aeronaves: 1 helicóptero Esquilo e 1 helicóptero Pantera