Após 15h, bombeiros desarmam bomba da 2ª Guerra em Hong Kong

Após aproximadamente 15 horas, especialistas desarmaram com sucesso nesta sexta-feira uma bomba da 2ª Guerra Mundial encontrada em Hong Kong – foi a maior bomba já achada na cidade. Mais de 2 mil pessoas foram evacuadas após a descoberta do artefato nessa quinta, de acordo com informações da agência AFP.

A bomba foi descoberta por operários durante os trabalhos de escavação para a construção de um hotel, no luxuoso distrito de Happy Valley, no coração da cidade. A bomba, da Marinha dos Estados Unidos, tem quase uma tonelada.

Yuen Hon-wing, da equipe de especialistas que desarmaram a bomba, afirmou que o procedimento demorou por conta de problemas técnicos na perfuração do artefato, devido à grande quantidade de explosivos em seu interior.

“Como o explosivo dentro (da bomba) era muito sensível, nós tivemos que cortar o artefato em um ambiente de baixa temperatura, então o processo demorou mais que o esperado”, acrescentou Yuen. A polícia disse que uma explosão poderia ter destruído os prédios ao redor da bomba.

O artefato tinha pouco mais de 900 quilos, 1,7 metro de comprimento e 60 centímetros de diâmetro, de acordo com a polícia. Acredita-se que bomba tenha sido lançada por forças americanas em 1945.

Antiga colônia britânica, Hong Kong foi palco de uma grande batalha em dezembro de 1941 contra os japoneses, que ocuparam a cidade até 1945. Outras bombas já haviam sido descobertas na agora municipalidade chinesa, mas nunca tão grande.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter