H-XBR – Completam 10 mil horas de voo

Os 16 helicópteros H225M operados pela Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira ultrapassaram, no mês de agosto, a marca de 10 mil horas voadas.

As aeronaves operam em todo território nacional, nas bases de Belém-PA, São Pedro d’Aldeia-RJ, Brasília-DF e Taubaté-SP. Os helicópteros são utilizados em missões de apoio logístico, suporte a calamidades, evacuação aeromédica, busca e salvamento, busca e salvamento em combate, transporte presidencial, transporte de tropa, além de ações humanitárias promovidas pelas forças.

As 16 unidades H225M fazem parte do contrato firmado entre a Helibras e o Ministério da Defesa do Brasil para o fornecimento de 50 helicópteros equipando as três forças nacionais.

Cada Força receberá 16 H225M, totalizando 48 aeronaves. O GTE receberá dois para transporte presidencial, totalizando as 50 aeronaves.

O H225M é o mais moderno helicóptero da família Super Puma e, em configuração de tropa, pode transportar três tripulantes e até 28 passageiros ou 11.200 kg de carga externa. Os aparelhos estão sendo produzidos pela Helibras em sua fábrica em Itajubá (MG).

No ano de 2015 a Marinha do Brasil cedeu um helicóptero H225M para testes operacionais na Índia. Posteriormente no retorno o helicóptero foi revisado na França e também participou nos testes na Polônia, país que escolheu o H225M como finalista de um programa de helicópteros para fornecimento às Forças Armadas locais.

Nota DefesaNet

Acompanhe nas belas imagens fornecidas pela FAB / Marinha / Helibras, de helicópteros H-XBR em operação nos mais diferentes pontos do Brasil.

Matérias Relacionadas

Para mais detalhes sobre o Programa H-XBR (H225M) acompanhe a Cobertura Especial Link

Acompanhe também a cobertura especial sobre a empresa HELIBRAS Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter