Esquadrão Falcão recebe terceira unidade do helicóptero H-36 Caracal

O Esquadrão Falcão (1°/8° GAV), sediado na Base Aérea de Belém, recebeu na última quarta-feira (09/04) a terceira unidade do helicóptero EC-725, ou H-36 Caracal, como é denominado no Brasil.

A produção da aeronave é realizada na empresa Helibrás, localizada na cidade de Itajuba (MG).A versão do helicóptero, ainda básica, difere das outras duas aeronaves que chegaram anteriormente, pois possui uma quantidade maior de recursos, destacando-se o modo “SAR” do piloto automático, em que com apenas o apertar de um botão, faz todo o circuito padrão de um resgate, estabilizando-se no “pairado”, quase na vertical da vítima.

Além disso, habilita o Operador de Equipamentos ao controle da aeronave através de um “Joystick” localizado na cabine traseira, para ajustes finos, com o objetivo de executar procedimento de içamento na terra ou na água de maneira mais rápida.

Segundo o Capitão Aviador Rafael Boesso Silva, um dos pilotos que participaram do recebimento da nova máquina, esses recursos dão mais liberdade para que o piloto se preocupe com o monitoramento da missão. “As novas funções permitem a antecipação de possíveis variáveis, provendo um menor desgaste da tripulação, em comparação com o método tradicional, em que o controle da aeronave ficava completamente nas mãos do piloto, seguindo as orientações verbais do Operador de Equipamentos durante as correções”, comenta.

A próxima versão a ser recebida pelo Esquadrão será a Operacional (CSAR), prevista para este ano. Nessa fase, o Esquadrão iniciará os processos de padronização e difusão dos equipamentos de guerra eletrônica (EWS, Flare e FLIR) e de reabastecimento em vôo (REVO).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter