C Dout Ex aprova dois novos manuais de campanha


(Brasília-DF) Em 30 de abril, o Centro de Doutrina do Exército (C Dout Ex) aprovou mais dois manuais de campanha, de um total de 24 previstos para o ano de 2020. A aprovação ocorreu por videoconferência entre o C Dout Ex e o Comandante de Operações Terrestres, face às orientações relativas à pandemia da COVID-19.

Os manuais aprovados são:
 
A Engenharia de Corpo de Exército e de Divisão de Exército EB70-MC-10.245; e
Divisão de Exército EB70-MC-10.243

O manual A Engenharia de Corpo de Exército e de Divisão de Exército, 1ª Edição, 2020, apresenta concepções e conceitos doutrinários da Arma de Engenharia em apoio aos escalões Corpo de Exército (C Ex) e Divisão de Exército (DE).

Contém, também, as orientações para o planejamento e o emprego da Engenharia no apoio a esses escalões, descrevendo sua missão e organização para o combate, com o objetivo de realizar o apoio à mobilidade, contra mobilidade e proteção (Ap MCP) e o apoio geral de Engenharia (Ap Ge Eng). O Grupamento de Engenharia (Gpt E) está no centro do planejamento, como o grande comando de Arma, dotado de todas as capacidades de combate e construção.
 


Já o manual Divisão de Exército, 3a Edição, 2020, apresenta a concepção da Divisão de Exército (DE) no contexto das operações conjuntas e singulares, bem como os conceitos a ela relacionados, além de orientar sobre a organização e o emprego deste Grande Comando Operativo integrado por elementos de combate, apoio ao combate e apoio logístico.
 
Nesse contexto, a versão atual revoga a Portaria No 124-3ªSCh/EME, de 18 de dezembro de 1989, que aprovou o C 61-100 A Divisão de Exército, 2ª Edição, e está em consonância com a atual Doutrina Militar Terrestre (EB20-MF-10.102), bem como com os demais produtos doutrinários em vigor no Exército Brasileiro e nas demais Forças Armadas.
 
As portarias de aprovação dos referidos manuais serão publicadas no Boletim do Exército, de 8 de maio do corrente ano,e estarão disponíveis para consulta na Biblioteca Digital do Exército (BDEx) a partir da semana de 11 a 15 de maio.
 
Após publicados na BDEx, os manuais poderão ser acessados pelo
link http://www.bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/66
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter