Cmdo Art Ex – ARES maior exercício de planejamento e coordenação de fogos do Exército

Comunicação 3ª DE

Fotos Maj Studart / Sd Henckes

Santa Maria (RS) – No período de 14 a 17 de maio, a Guarnição de Santa Maria sediou o maior exercício de planejamento e coordenação de fogos do Exército, organizado pelo Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex), com sede em Porto Alegre, que coordenou as Artilharias Divisionárias (AD) de todas as Divisões de Exército do Brasil: AD/1, com sede no Rio de Janeiro; AD/3, de Cruz Alta; e AD/5, sediada em Curitiba.

O Exercício, denominado “Operação ARES 2018”, foi realizado nas instalações do Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF) do Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul). Além do planejamento do Apoio de Fogo de uma Operação Militar complexa, o exercício consistiu-se da solução de problemas militares simulados que levaram em consideração, possíveis modernizações doutrinárias motivadas pelas mais recentes tecnologias incorporadas à Artilharia Brasileira, como a chegada de novos obuseiros M109 A5 adquiridos dos Estados Unidos da América em 2018.

O exercício foi realizado em Santa Maria, para dispor dos meios de simulação do SIMAF, uma vez que toda a manobra das Divisões de Exército foi desenhada em cima de carta digitalizada disponível no CA-Sul. Desta forma, foi possível realizar reconhecimentos aéreos nas áreas de exercício, agregando maiores dados ao planejamento, sem para isso alocar meios aéreos reais e incidir-se em elevados gastos com horas de voo de aeronaves.

Nesse mesmo sentido, foi possível usar a mesma tecnologia para simular voos de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) para avaliar danos dos tiros de artilharia em alvos mais profundos, como parte dos estudos de viabilidade de incorporação desta tecnologia aos grupos de artilharia modernos. Além de contar com um sistema de projeção capaz de exibir detalhes em 2D da manobra, como calungas, eixos e Direções Táticas de Atuação (DTA).

De acordo com o Major Álvaro Vasconcelos Studart, Chefe da Direção do Exercício do Cmdo Art Ex, “a importância da atividade se dá também, tendo em vista que a magnitude de uma manobra com o emprego simultâneo de três Divisões de Exército é tão grande, que seria inviável a realização de uma manobra com tropas no terreno de valor equivalente".

Destacou também que, a Operação foi realizada pela primeira vez em 2017, mas com a participação de apenas duas Divisões de Exército.

Tendo em vista o elevado escalão de emprego e a necessidade de discutir os reflexos das novas tecnologias que estão sendo incorporadas atualmente na artilharia de campanha brasileira, tais como, sensores como medidores de V0 (velocidade inicial do tiro), boroscópio, buscador de norte, navegador inercial, GPS incorporado às peças, AGLS, e emprego do míssil tático de cruzeiro, participaram da atividade cerca de 100 oficiais dos mais altos postos e de maior experiência possível em seus comandos, dentre eles:

– Comandante da AD/3, General de Brigada Amadeu Martins Marto;

– Comandante da AD/5, General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, e,

– Comandante Interino de Artilharia do Exército, Coronel Carlos Rocha Thomaz.

Participaram também, integrantes dos Estados-Maiores das AD; representantes da ALA 4 – da Força Aérea Brasileira (Santa Maria); Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Rio de Janeiro); Centro de Instrução de Mísseis e Foguetes do Exército (Formosa-GO) e outras Unidades de artilharia localizadas no interior do Rio Grande do Sul e de outros estados.

O Comando de Operações Terrestres (COTER), Brasília-DF, se fez representar com um militar de seu Centro de Doutrina, para registrar possíveis contribuições para a doutrina de planejamento de fogos do Exército, inclusive anotando dados para a revisão do novo manual do tema, lançado em 2017.

O Comando de Artilharia do Exército foi criado em 2014 para ser o responsável pelo sistema de Mísseis e Foguetes do Exército, podendo compor, em tempo de guerra, o Comando de Artilharia da Força Terrestre Componente (CAFTC) no nível Corpo de Exército, agregando diversos vetores de apoio de fogo e busca de alvos.

Em 2020, está prevista a sua transferência definitiva para o Comando do Forte Santa Bárbara, que está em fase final de construção, em Formosa-GO.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter