International Master Gunner Conference 2017 (IMGC) – Dias Três e Quatro

English version

11 de outubro – Durante o terceiro dia da XIX International Master Gunner Conference 2017 (IMGC – 2017), pela parte da manhã, os participantes prosseguiram nas apresentações relativas ao tema principal da conferência, o tiro real e as atribuições do Instrutor Avançado de Tiro.

À tarde, realizaram a atividade especial organizada pelo país anfitrião, na qual os participantes visitaram a Seção de Simuladores do Centro de Instrução de Blindados, e realizaram um “duelo” de guarnições nos simuladores do carro de combate Leopard 1 A5 BR.

Finalizando as atividades do dia, realizaram uma visita ao Centro de Adestramento – Sul (CA-Sul), onde tiveram contato com o mais novo projeto na área de simulação do Exército Brasileiro.

12 de outubro – No quarto dia da XIX Conferência Internacional de Instrutores Avançados de Tiro (International Master Gunner Conference 2017 – IMGC/2017), foram tratados assuntos referentes aos benefícios e experiências na participação em competições de guarnições de carro de combate, nacionais ou internacionais.

Os conferencistas tiveram oportunidade de discorrer sobre procedimentos de controle durante a execução do tiro; acidentes, problemas e prováveis soluções; e, como treinar e manter habilidades na identificação de blindados.

A Conferência ocorre no Centro de Instrução de Blindado e está sendo feita a primeira vez no Brasil. A primeira participação brasileira foi em 2007, quando a França foi o país anfitrião.

Moscou acompanha

Em entrevista ao portal web Sputnik Brasil, o Coronel Adamo Colombo, comandante do Centro de Instrução de Blindados, observa que o grande desenvolvimento tecnológico das forças armadas em todo o mundo nas últimas décadas não deixou de fora a importância do emprego dos blindados. Pelo contrário.

"Quando os Estados Unidos e outros países adotaram esses carros, deram um grande agregado tecnológico ao seu material. Isso fez com que funções específicas dos carros fossem criadas, como a função do Master Gunners, que no Brasil temos chamado de Instrutor Avançado de Tiro. Quando os exércitos chegam à primeira Guerra do Golfo, eles se utilizaram vastamente desse material e com uma alta especialização de recursos humanos. Eles ajudaram a descrever como lidar com o inimigo, qual a tática a utilizar e como bater o inimigo com o armamento que tinham no momento: os canhões de 120 milímetros dos carros de combate Abraham (americanos) e Challenger (ingleses)", diz o coronel.

O Cel. Colombo também lembra que a criação do Centro de Instrução de Blindados (em 11 de outubro de 1996) coincide com a chegada dos do carro de combate Leopard 1A1 (da Bélgica) e  M60 (EUA). Ambos, segundo ele, já necessitavam de maior especialização para o seu uso.

"Os homem que até então utilizavam o M41 ou os Cascáveis precisavam de maior capacitação para lidar com o agregado tecnológico que então se apresentava. Isso começou no Rio de Janeiro e as conferências começaram em 1999. O armamento do carro de combate é o grande foco da conferência, seus sistemas, como as guarnições são treinadas, como se empregam meios de simulação e como se instruem as guarnições. Com isso, passamos a ir constantemente às conferências internacionais ter uma nova noção dessa função que se iniciou no Brasil em 2011 com o primeiro curso de Instrutor Avançado de Tiro", relembra o coronel Colombo.

Com relação à IMGC, o cel. Colombo classifica, ainda na entrevista, a troca de experiências entre os participantes como bastante positiva.

"Eles (conferencistas) ficam bastante impressionados com o que encontram no Brasil. Alguns não tinham noção de que tínhamos uma estrutura tão grande como a do Centro, e alguns não tinham nem ideia de que tínhamos participado da Segunda Guerra Mundial. Uma das atividades que vamos fazer durante a conferência vai ser utilizar nossos treinadores sintéticos — que usam ambiente virtual para formação de nossas guarnições — para fazer um duelo entre guarnições de diferentes países. Isso mais como um evento de congregação", finaliza o cel. Colombo.

International Master Gunner Conference 2017

A vinda da IMGC para o Brasil é um marco para a tropa blindada do Exército Brasileiro, podendo ser considerada um reflexo da qualidade demonstrada por nossos Instrutores Avançados de Tiro em eventos nacionais e internacionais.

A IMGC vem sendo realizada anualmente desde 1999 e contará, nesta oportunidade, com a presença de 18 especialistas oriundos de 9 países: Alemanha, Brasil, Chile, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Noruega, Polônia e Suécia.

Durante a atividade, os participantes apresentarão atualizações e novas experiências relacionadas ao emprego de suas plataformas blindadas, buscando a integração de todos em um ambiente profissional e congregador.

O Master Gunner, ou Instrutor Avançado de Tiro, tem suas origens no ano de 1975, quando o Exército Norte-Americano criou o programa homônimo, com o objetivo de elevar os índices de adestramento de suas guarnições blindadas.

O batismo de fogo de tal inovação ocorreu em 1991, na Operação Tempestade no Deserto, no Iraque, e, diante do sucesso alcançado, diversos países passaram a formar seus próprios especialistas.

No Brasil, o Centro de Instrução de Blindados especializa oficiais e sargentos como Instrutores Avançados de Tiro desde o ano de 2011, cumprindo com sucesso seu papel de vetor de excelência e modernização no emprego de blindados.

Edição: Ricardo Fan / DefesaNet

Fotos: CIBld / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter