AMAN – Última Turma de Cadetes Exclusivamente Masculina Recebe o Espadim de Caxias

 

 ASCOM AMAN

           

Pela última vez uma turma formada somente por homens receberá o Espadim de Caxias. O próprio símbolo da honra militar será entregue aos Cadetes do Curso Básico neste sábado, 19 de agosto, às 11 horas da manhã no Pátio Tenente Moura, na Academia Militar das Agulhas Negras.

           

Os 463 Cadetes da turma “150 anos da Campanha da Tríplice Aliança”, sendo 9 estrangeiros de Moçambique, Camarões, Senegal, Guatemala e Guiné Bissau, vestirão pela primeira vez o uniforme histórico do Corpo de Cadetes, o tradicional “Azulão” e receberão das mãos de seus amigos e familiares o Espadim que os acompanhará pelos próximos três anos de curso. O Cadete Lucca Torres, primeiro colocado do Curso Básico, receberá a miniatura do sabre invicto de Caxias das mãos do Ministro da Defesa, Raul Jungmann.

           

Em agosto de 2018, as primeiras mulheres, que hoje cursam a Escola Preparatória de Cadetes, em Campinas-SP, receberão, em cerimônia histórica, o seu Espadim exatamente igual ao que atualmente é entregue aos homens.

 

Um pouco de História

           

A primeira cerimônia de entrega dos Espadins foi realizada em 15 de dezembro de 1932, na antiga Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro-RJ. A partir de 1944 a cerimônia ganhou ares grandiosos, com a inauguração da Escola Militar de Resende.

           

Instituída pelo Marechal José Pessoa, o mesmo idealizador da AMAN, a miniatura da espada invicta de Caxias tornou-se o símbolo mais importante do Cadete, compondo seu uniforme histórico e sendo a única arma de seu uso privativo.

Sua inspiração foi a mesma espada utilizada por Duque de Caxias na Batalha de Itororó, durante a Campanha da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai), quando ao desembainhá-la bradou: “Sigam-me os que forem brasileiros”.

          

Para o Cadete, o Espadim é a representação da honra e servidão militar dos futuros oficiais. Reflete o patriotismo, a cultura, a energia, a bravura e o altruísmo do patrono do Exército Brasileiro. Espelha, portanto, todos os atributos e virtudes necessárias ao militar.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter