Operação Jacui II – Marco da Engenharia Militar


 
O 3º Batalhão de Engenharia de Combate – "Batalhão Conrado Bittencourt" concluiu no dia 13 de novembro, a montagem da equipagem de Pontes M4T6 Mista, no Rio Jacuí, ligado as margens da Rua Moron com a Praia Nova, em Cachoeira do Sul-RS.

A Operação Jacuí II teve sua fase de montagem concluída nesta data, depois de 13 dias de trabalhos, desde a preparação dos canteiros até a sua montagem final.

O exercício permitiu o adestramento de todas as qualificações militares formadas das seguintes Organizações Militares de Engenharia:

– 3º BE Cmb, em Cachoeira do Sul-RS;
– 6º BE Cmb, em São Gabriel-RS;
– 12º BE Cmb Bld, em Alegrete-RS;
– 1ª Cia E Cmb Mec, em São Borja-RS;
– 3ª Cia E Cmb Mec, em Dom Pedrito-RS, e o,
– NPOR do 5º BE Cmb Bld, em Porto União-SC
.
 

7

A abertura da ponte foi realizada no dia 13 NOV 15, às 1200 h, com a realização de uma Operação de Transposição de Curso D’água (Vip Day), estando presentes o Exmo Sr Gen Ex Antônio Hamilton Martins Mourão, Comandante Militar do Sul, o Exmo Sr  Gen Div R/1 Geraldo Silvino Soares da Silva, o Cel Eng João Luiz Lopes Teixeira, do 4º Gpt E e demais autoridades civis e militares.

Características: – 283 metros de extensão; 4,20 metros de largura; com capacidade de suporte para viaturas militares até classe 50 (toneladas); a ponte possui 56 flutuadores, sendo 5 Bifloats da Equipagem Bailey, adaptados para o uso misto com essa equipagem, projeto do 2º Sgt QE TATSCH do 3º BE Cmb.

A ponte montada constitui-se na maior ponte militar flutuante já lançada no Brasil e na maior ponte M4T6 já lançada na América Latina.

DSC 7394

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter