Militares de países de língua portuguesa fazem intercâmbio na área de defesa

Major Sylvia

Forças Armadas do Brasil e de mais oito países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) participam, de 26 a 30 de junho, em Itaipava, cidade da Serra Fluminense, do planejamento final do Exercício Felino 2017, que ocorrerá em setembro, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ).

O Exercício Felino tem um planejamento bienal. No primeiro ano, em 2016, em Cabo Verde, ocorreu a modalidade carta; e, no segundo ano, 2017, se realizará com tropas no terreno. O objetivo é treinar, de forma conjunta e combinada, a organização, o planejamento e o comando e controle de operações de apoio à paz e de ajuda humanitária, em um cenário fictício. A operação Felino está em sua 17ª edição, sendo a terceira no Brasil.

Militares de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé Príncipe e Timor Leste, e representantes do Ministério da Defesa e das Forças Armadas brasileiras, em conferência no Centro General Ernani Ayrosa, organização na região serrana do Rio de Janeiro, realizam os últimos ajustes necessários à execução do Exercício. Entre eles, a integração entre cenário e capacidades; o conhecimento de documentos estruturantes e a aprovação do acordo técnico.

Para o integrante do Estado-Maior Coordenador Conjunto das Forças Armadas do Timor Leste, tenente-coronel Renilde Gutierrez Silva, o Exercício é interessante por reunir países que falam a mesma língua. “Juntam-se países de diferentes continentes, podemos juntar ideias para atender a um possível trabalho internacional conjunto”, disse o militar.

Na abertura da conferência as delegações receberam as boas vindas, por videoconferência, do oficial condutor do Exercício, 1º Subchefe do Comando de Operações Terrestres (COTER), general José Eduardo Pereira, que destacou a importância do evento. “É importante acertarmos os detalhes, tirarmos as dúvidas e levantarmos possibilidades de ajustes. Esta reunião sela o acordo que define as atividades que serão realizadas”, finalizou o general José Eduardo.

De acordo com o diretor da atividade, comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), general Carlos André Alcântara Leite, a integração entre os países da CPLP e o intercâmbio de experiências entre as Forças Armadas possibilita uma significativa troca de conhecimentos. “O que a gente espera, ao longo da semana, é podermos conhecer mais da cultura, da história e das Forças Armadas de cada país, agregando conhecimentos não só da parte militar”, afirmou o general.

Nas edições no Brasil, o Ministério da Defesa, por meio da Chefia de Operações Conjuntas, é responsável pela coordenação do Exercício Felino, que visa otimizar a capacidade de intervenção da Marinha, do Exército e da Aeronáutica em missões de apoio à paz e ajuda humanitária, em resposta a situações de crise no nível estratégico, operacional e tático.

CPLP

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)  foi criada em 1996. É o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros.

A comunidade tem entre seus objetivos a cooperação em todos os domínios, inclusive os da educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social.

Na vertente defesa, realiza a integração entre os países por meio de um exercício militar – série Felino, para incrementar o intercâmbio das Forças Armadas dos Estados-Membros, para o emprego em Operações de Apoio à paz e de ajuda humanitária, sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fotos: ST Guarani/4 Bda Inf Leve

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter