COBERTURA ESPECIAL - Cyberwar - Geopolítica

21 de Junho, 2011 - 10:26 ( Brasília )

China fecha sites que denunciavam corrupção no país


Sites que denunciavam corrupção na China foram fechados e declarados ilegais por falta de registro, informou o portal de notícias "Renminwang" (Rede do Povo, em livre tradução).

Os criadores dos portais chineses, que já somam mais de dez e ganharam muita fama, denunciaram o caso à imprensa. Eles reconhecem a falta de registro e justificavam a postura para preservar o anonimato e o temor de perseguição.

O subdiretor do Escritório Anticorrupção de Pequim, Zhang Jing, reconheceu os fechamentos e disse que seu escritório tem a obrigação de regular a internet, apesar de saber que a iniciativa "atende ao bom desejo da cidadania chinesa de lutar contra a corrupção".

Zhang justifica, entretanto, que se uma notícia falsa fosse publicada na página "teria efeito negativo nos envolvidos e influenciaria no trabalho de investigação posterior".

Para o Governo, o certo seria os cidadãos levarem o caso ao contexto jurídico e civil, aos departamentos especializados para resolver os problemas. O Governo considera ainda que não é possível permitir que qualquer organização ou pessoa participe destes trabalhos.



Outras coberturas especiais


Doutrina Militar

Doutrina Militar

Última atualização 18 AGO, 10:50

MAIS LIDAS

Cyberwar