Ataque aos Militares – MAIA: Congresso deve aprovar regra de contingenciamento linear no Orçamento de 2020

Por Ana Flor
GloboNews — Brasília


O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta sexta-feira ()6DEZ2019), que o Congresso deve aprovar uma regra de contingenciamento linear no Orçamento de 2020.

Pela medida, eventuais bloqueios que o governo impuser ao Orçamento atingirão, proporcionalmente, todos os ministérios. Atualmente, o Executivo tem a liberdade de escolher em que área será determinado o contingenciamento.

Os bloqueios ao Orçamento são feitos ao longo do ano, quando o governo identifica dificuldades para cumprir metas fiscais. De acordo com Maia, o contingenciamento linear evitará que o Palácio do Planalto escolha impor os cortes prioritariamente em investimentos designados nas emendas parlamentares.

"Se você liberar o governo para contingenciar onde ele quiser contingenciar, ele pode contingenciar os investimentos escolhidos pelo parlamento e executar os escolhidos pelos ministérios. Então, tem que ser uma regra que gere harmonia", afirmou Maia.

"Eu acredito, na minha opinião, pelo que estou ouvindo dos líderes e deputados, é que nós vamos, vai sair do parlamento, um contingenciamento linear, que é o correto", completou o presidente da Câmara.

O Congresso tem até o dia 22 de dezembro para aprovar o Orçamento do ano que vem. Enquanto a proposta não for votada, o governo deve executar, por mês, um doze avos do previsto para o ano.

Maia disse que é do interesse do Legislativo aprovar a matéria antes do recesso parlamentar. O Orçamento de 2020 colocará em vigor as novas regras do orçamento impositivo. Isso significa que o Legislativo poderá decidir o destino de quase 25% das verbas para investimento (R$ 10 bilhões de R$ 40 bilhões previstos).

"O maior interessado em votar o Orçamento é o parlamento. Só haverá orçamento impositivo com o Orçamento aprovado", afirmou.

O presidente da Câmara afirmou que as novas regras vão deixar os parlamentares mais envolvidos e interessados na formulação da política fiscal.

"Aumenta a responsabilidade do parlamento. Ao mesmo tempo, com essa responsabilidade, o parlamento também passa a ter mais interesse na política fiscal, no equilíbrio fiscal e na possibilidade de recuperar a capacidade de investimento do Estado", concluiu Maia.

 
Nota DefesaNet

Ler esta nota deboche de Rodrigo Maia aos Militares:

MAIA – Militares chegaram no finalzinho da festa

Segundo o presidente da Câmara, a situação fiscal do País deixa pouco espaço para concessões à categoria negociadas em troca da inclusão das Forças Armadas na reforma da Previdência Março 2019 Link

Bolsonaro exclui Defesa e Ciência de cortes de verbas em 2020  OESP 06 Dezembro 2019 Link

CREDN – Ministro Defesa e Comandantes alertam para orçamento de 2019

O ministro da Defesa General-de-Exército Silva e Luna participou de audiência pública realizada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, na quarta-feira, …

Defesa – 05 JUL, 2018

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter