COBERTURA ESPECIAL - Fuzileiros Navais - Naval

13 de Julho, 2017 - 09:50 ( Brasília )

BtlVtrAnf realiza exercício de lançamento e acolhimento de CLAnf com o NDCC Almirante Sabóia

ComFFE participa do exercício INCURSEX OPESP-2017 na Ilha da Marambaia

O Batalhão de Viaturas Anfíbias (BtlVtrAnf) realizou, no dia 28 de junho, exercício de lançamento e acolhimento de Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf) com o Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Sabóia.

Foi empregado um total de 23 militares e três viaturas (1 CLAnf Comando e 2 CLAnf Transporte de Pessoal). O exercício teve início com o deslocamento dos meios do Complexo Naval da Ilha das Flores rumo ao navio, que se encontrava fundeado nas proximidades da Ponte Rio-Niterói, onde ocorreu o primeiro acolhimento.

O adestramento foi de grande valia para a capacitação das guarnições das viaturas blindadas anfíbias e para estreitar laços entre os meios navais e de Fuzileiros Navais; colaborando, assim, para o aprestamento do conjugado anfíbio.

ComFFE participa do exercício INCURSEX OPESP-2017 na Ilha da Marambaia

Militares do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais - Foto: MB

O Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais realizou, na Ilha da Marambaia, na região de Mangaratiba (RJ), nos dias 28 e 29 de junho o exercício INCURSEX OPESP-2017.

A operação, que aconteceu de 19 a 30 de junho, teve a participação de cerca de 800 militares e permitiu adestrar grupos de Comandos Anfíbios na realização de uma Incursão Anfíbia, nucleando a Força de Incursão (ForInc), empregando meios navais, aeronavais e da Força Aérea Brasileira para infiltração.

O principal objetivo foi treinar uma Força Naval Expedicionária para realizar Operações Militares no contexto de uma crise político-estratégica, cumprindo missões de Operações Especiais.

O exercício envolveu 13 Organizações Militares, entre elas, o Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC), a Fragata “Liberal”, o Navio Patrulha Oceânico “Apa”, o Submarino “Tupi”, o Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, o Esquadrão de Aeronaves de Interceptação e Ataque, o 3º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão Paissandu), o Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea, o Batalhão de Comando e Controle, a Companhia de Polícia, o Centro do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais e o Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia.


VEJA MAIS