COBERTURA ESPECIAL - Fuzileiros Navais - Naval

22 de Agosto, 2014 - 17:50 ( Brasília )

Fuzileiros Navais do Brasil e dos EUA realizam exercícios de intercâmbio na Ilha da Marambaia

Fragata “União” realiza Operação “PASSEX-USA” com mais novo navio da US Navy

Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América, embarcados no navio USS “America” (LHA-6), realizam exercícios de intercâmbio com Fuzileiros Navais brasileiros, na Ilha da Marambaia, de 4 a 9 de agosto.

O intercâmbio contou com a participação de cerca de 200 militares da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), tendo o Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais (CDDCFN) proposto o Tema Tático a ser desenvolvido.

Durante dois dias foram realizadas Oficinas entre os dois países, o que contribuiu para o aperfeiçoamento dos procedimentos e técnicas utilizadas por ambos. Já nos dois últimos dias, os militares realizaram um planejamento a bordo do LHA-6, atracado no Pier Mauá, simulando uma força pronta em alto-mar.

Na simulação, os militares realizaram uma ação do mar para a terra, partindo dos navios com Carros Lagarta Anfíbios, a EDCG, a fim de garantir a segurança de nacionais brasileiros, neutralizando um grupo insurgente e realizando ações humanitárias.                                                                                            

Esse foi o primeiro exercício no Brasil onde a tropa do Corpo de Fuzileiros Navais empregou a aeronave MV-22 “Osprey”, o que ocorreu durante a execução final.

Essa iniciativa reforça a parceria entre os Corpos de Fuzileiros Navais dos dois países e contribui para aumentar a interoperabilidade e para estreitar os laços entre as forças militares, tendo sido uma excelente oportunidade para o CDDCFN em termos de atualização de tática, técnica e fundamentos.

Fragata “União” realiza Operação “PASSEX-USA” com mais novo navio da US Navy

No dia 9 de agosto, foi realizada a Operação “PASSEX-USA”, na área marítima do Rio de Janeiro (RJ), que contou com a participação da Fragata “União” e do LHA “America” (US Navy).

Na operação, a Fragata “União” recebeu a visita do Contra-Almirante Fernadez L. Ponds, Comandante do Grupo de Ataque Expedicionário Três, e as unidades navais dos dois países realizaram exercícios de manobras táticas, “Leap-Frog”, “Helo Cross Deck”, comunicações e Operação de Reabastecimento Vertical de Carga (VERTREP).

Em paralelo aos exercícios realizados no mar entre as unidades navais, foram conduzidos exercícios em terra, na região da Restinga da Marambaia, entre Fuzileiros Navais dos dois países. Durante o Movimento Navio-Terra (MNT) foi empregado, pela primeira vez no Brasil, o "Tiltrotor Bell-Boeing MV-22 Osprey".

O propósito da Operação “PASSEX-USA” foi plenamente atingido ao contribuir para a manutenção do nível de adestramento dos meios da Esquadra e para o incremento da interoperabilidade, cooperação e estreitamento de laços de amizade entre a Marinha do Brasil e a US Navy.