Comandante do Exército Sul dos EUA busca ampliar parcerias com Brasil

O Comandante do Exército Sul dos Estados Unidos, Major-General Clarence K. K. Chinn, esteve no Brasil, na última semana, a fim de ampliar parcerias com o Exército Brasileiro. Assim, ele esteve em visita, no dia 15 de março, ao Forte Caxias, onde, além de ter recebido a medalha da Ordem do Mérito Militar, honraria que pode ser concedida a militares estrangeiros que merecem homenagem da Nação Brasileira, também participou de reuniões de trabalho para estabelecer acordos entre os dois Exércitos.

O Exército Sul dos Estados Unidos é responsável por conduzir e dar o suporte a operações multinacionais com 31 países na América Central e da América do Sul, além do Caribe. Em Brasília (DF), o General Chinn teve audiências com o Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira, e com o Comandante Logístico, General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira. Por fim, visitou o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.

Um dos temas tratados entre os oficiais-generais e suas equipes foi os preparativos para o Amazonlog, um grande exercício de logística com a participação de pelo menos dez países, dentre eles os Estados Unidos. A atividade será realizada em Tabatinga (AM), entre 21 e 28 de novembro.

O General Chinn também demonstrou interesse em aprofundar as parcerias para treinamentos. “Tem sido uma oportunidade fenomenal para aprendermos sobre o Exército Brasileiro. Porém o mais importante é a parceria e trabalhar em conjunto. Nós temos sido parceiros desde a Segunda Guerra Mundial, então é uma grande oportunidade e uma honra ouvir sobre as grandes coisas que o Brasil tem feito na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti e sobre o grande trabalho realizado durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, afirmou.

O 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão William Georges Felippe Abrahão, explicou que a iniciativa da visita foi do próprio Exército Sul dos Estados Unidos. “Para nós é uma grande oportunidade de aumentar a integração e a coordenação no campo militar terrestre”, destacou o Gen Abrahão.

Gen Chinn conhece o Comando Militar da Amazônia

Após a passagem por Brasília, o General Chinn seguiu para Manaus (AM), para participar de atividades junto ao Comando Militar da Amazônia (CMA).

O Comandante do Exército Sul dos Estados Unidos esteve, com sua comitiva, em visita ao CMA, na manhã de quinta-feira, dia 16 de março.

Em sua chegada, após ser recebida pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Geraldo Antonio Miotto, a comitiva assistiu a uma palestra institucional sobre a missão e a complexidade logística do Exército Brasileiro na Amazônia Ocidental e conheceu o Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), do Exército Brasileiro. Na parte da tarde, a comitiva seguiu para a 3ª Companhia de Forças Especiais e puderam conhecer um pouco da operacionalidade e adestramento dessa tropa especial na Amazônia.

Na sexta-feira, dia 17, encerrando as atividades, os norte-americanos conheceram o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e tiveram a oportunidade de conhecer a Base Pedro Teixeira (BI-4), umas das bases de instruções do Curso de Guerra na Selva.

A visita teve o intuito de intensificar o intercâmbio entre o Exército Brasileiro e o Exército Americano, fortalecendo laços e trocando experiências, bem como propiciar a oportunidade de conhecerem nossos costumes, tradições e cultura.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter