COBERTURA ESPECIAL - Brasil - EUA - Defesa

14 de Julho, 2015 - 12:00 ( Brasília )

AFSOUTH vem ao Brasil para SMME de Busca e Salvamento

Comando do 9º Distrito Naval recebe visita do Comandante das Forças Navais dos Estados Unidos da América

 English version

Staff Sgt. Adam Grant,
12th Air Force (Air Forces Southern) Public Affairs


Pilotos da USAF viajaram para o Brasil para participar de um Intercâmbio de Especialistas em Assuntos Específicos para Assuntos Civis (SMEE) com membros da Força Aérea Brasileira, de 11 a 15 de maio de 2015, com foco nas capacidades de Busca e Salvamento (SAR).

Os pilotos do 347º Grupo de Salvamento e do 571º Esquadrão Móvel de Apoio e Assessoria da AFSOUTH apoiaram um intercâmbio de uma semana de melhores práticas SAR com o objetivo de reforçar a parceria entre as Forças Aéreas dos Estados Unidos e do Brasil.

“Compartilhamos o mesmo objetivo de manter nosso pessoal seguro", disse o Coronel Oliveira, comandante da Base Aérea de Campo Grande. Esse intercâmbio ajudará nossas forças aéreas a manter seu pessoal seguro, seja durante uma missão humanitária ou em um ambiente de combate”.

Por meio de compromissos contínuos SMEE com países parceiros como o Brasil, os militares dos EUA podem mostrar o apoio aos nossos aliados e parceiros, bem como colaborar com outros países para enfrentar os desafios comuns de segurança e ajudar a promover a segurança regional.

“A equipe que está reunida aqui realmente nos permite cobrir todos os aspectos de missões SAR”, disse o Major Eric Navarrete, especialista em assuntos regionais da AFSOUTH. “Com essa quantidade de conhecimentos, estou confiante de que haverá uma incrível troca de conhecimentos e as duas Forças Aéreas poderão levar conhecimentos para sua força que não tinham antes.”

A semana consistiu de apresentações das duas forças aéreas para mostrar como elas executavam as operações SAR, seguidas por um dia de exercício de campo e uma visita ao seu esquadrão para encontro dos homens e mulheres que tornam possível a realização de suas missões.

No último dia do intercâmbio, a equipe foi recebida pelo comandante da base. “Lembrem-se sempre de que não há recompensa maior que a sensação de ter salvado uma vida", disse o Cel Oliveira. "Nas palavras de Andy do filme Toy Story, 'amigo estou aqui'.” Os pilotos da 12ª Força Aérea (AFSOUTH) visitam de forma rotineira os países parceiros na América Central e América do Sul, além do Caribe, para a troca de conhecimentos e ideias que abrangem uma variedade de disciplinas militares.

Comando do 9º Distrito Naval recebe visita do Comandante das Forças Navais dos Estados Unidos da América¹



O Comando do 9º Distrito Naval recebeu, no período de 5 a 8 de julho, a visita do Comandante das Forças Navais e da 4ª Esquadra dos Estados Unidos da América, Contra-Almirante George W. Ballance, que esteve em Manaus (AM) com uma comitiva composta por seis militares.

O propósito foi conhecer a atuação da Marinha do Brasil na Amazônia Ocidental. A programação contou com palestras, troca de experiências e visita ao Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”. A comitiva também acompanhou uma atividade de assistência hospitalar (ASSHOP) na comunidade de Paricatuba, no Amazonas, realizada pelo NAsH “Carlos Chagas”.

¹com Nomar- Informativo da Marinha do Brasil