PANAMAX 2014 – Preparativos em Santa Maria


Na manhã desta quarta-feira, 9 de julho, nas dependências do Colégio Militar de Santa Maria, ocorreu o encerramento das atividades programadas para Reunião Preparatória do Exercício de Estado-Maior de Comando Combinado de Força Multinacional, denominado Operação PANAMAX/2014.

Os eventos previstos para o encontro tiveram início no dia 3 de julho do corrente ano e contaram com a participação de oficiais do Exército Brasileiro e dos Exércitos dos Estados Unidos da América (EUA), Chile, Colômbia e Peru.

A etapa do Exercício realizada na Guarnição de Santa Maria se constituiu na fase de planejamento das ações a serem desenvolvidas, de forma simulada, no início do mês de agosto de 2014, no Fort Sam Houston, em San Antonio (Texas), nos EUA.

Naquela oportunidade, um efetivo aproximado de 90 oficiais irá compor o efetivo do componente terrestre, sob o comando do General-de-Brigada Carlos Jorge Jorge da Costa, Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Uruguaiana/RS).

A Força Multinacional constituída para atuar na Operação PANAMAX conta, também, com os componentes naval, aéreo e de fuzileiros navais. Os diferentes componentes dessa Força terão a missão de assegurar o funcionamento da Canal do Panamá.

Os dados do planejamento do componente terrestre da Força Multinacional, elaborado em Santa Maria, serão inseridos no sistema de simulação norte-americano e, durante uma semana, os oficiais do Estado-Maior trabalharão na execução do programa.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter