COBERTURA ESPECIAL - Brasil - Arábia - Aviação

14 de Novembro, 2017 - 00:40 ( Brasília )

DUBAI - Apresentado o CALIDUS B-250




Desenvolvido pela empresa NOVAER, de São José dos Campos, sob encomenda de um grupo econômico dos Emirados Árabes foi apresentado neste domingo (12NOV2017), no Dubai Air Show, a aeronave Calidus B-250.  

Tanto as autoridades dos Emirados como da Força Aérea Brasileira e do Ministério de Defesa tiveram a oportunidade de conhecer a aeronave. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Rossato, e o Brigadeiro  Crepaldi pelo Ministério da Defesa.

O B-250 faz parte de um programa, que teve partida em 2015, incluindo vários parceiros internacionais como a brasileira NOVAER, fornecedora da estrutura da aeronave e a Rockwell Collins, que incorporou a aviônica com tecnologia Pro Line Fusion.



Ele possui uma aviônica de ponta muito forte para permitir que a aeronave faça suas missões com precisão, disse ele. A aviônica Pro Line Fusion terá interfaces gráficas que estão integradas com um HUD digital e janelas de exibição multifunções.  

A percepção do terreno e as telas de vídeo EO / IR também devem fornecer aos pilotos uma maior consciência do espaço situacional. As capacidades de missão da aeronave de voo com monoplace ou bliplace poderão operar em contra-insurgências, ISR, suporte aéreo próximo e operações de treinamento avançado.

A Pro Line Fusion tem a flexibilidade de garantir à aeronave capacidade de realizar multimissões   desde o treinamento básico,  contrainsurgência (COIN), apoio aproximado (CAS), e missões de Inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR).

O B-250 tem sete pontos fixo nas asas que permitem uma ampla gama de armamentos bem como um pod para sistemas Eletro-Ópticos/ Visores Termais (EO/IR), Flir.



Nota DefesaNet


Por uma razão desconhecida tanto a CALIDUS como a NOVAER não liberaram especificações técnicas do B-250. Situação até a madrugada do dia 14 Novembro.









Arte da aeronave CALIDUS B-250 em um configuração operacional. O pod Flir na parte ventral foi uma solução proposta pelo Super-Tucano apresentado em 2002 mas nunca implementado.

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