COBERTURA ESPECIAL - Base Industrial Defesa - Terrestre

18 de Dezembro, 2009 - 12:00 ( Brasília )

PANTERA - Helibras fecha contrato de modernização de 34 helicópteros do Exército


O maior contrato na área de serviços já assinado pela empresa prevê a instalação de novos motores, aviônicos de navegação e rádios nos modelos AS365K Pantera

A Helicópteros do Brasil S.A (Helibras), assina nesta quinta-feira, dia 24, um contrato de modernização de 34 helicópteros AS365K Pantera da Aviação do Exército Brasileiro. Esse é o maior contrato da área de serviços conquistado pela empresa em mais de 30 anos de atuação no país.

O contrato prevê a instalação de novos motores com maior potência e novos aviônicos de navegação e de radiocomunicação. As aeronaves serão transformadas em helicópteros de última geração, com pelo menos mais 25 anos de vida útil. De acordo com a empresa, será um programa de longo prazo, em que serão modernizadas quatro aeronaves por ano. A primeira entrega está prevista para 2011 e a última, para 2021.

A frota que será modernizada pela Helibras foi adquirida em 1988, quando foi implantada a Aviação do Exército Brasileiro e criado o 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), instalado fisicamente em Taubaté (SP).

O Brasil está seguindo uma tendência mundial de atualização de aeronaves, em que o operador opta pela modernização ao invés da substituição por helicópteros novos, o que representa uma importante economia de recursos e, consequentemente, leva à otimização de seu orçamento.

Esse serviço será mais uma atividade desenvolvida pelo Centro de Engenharia da Helibras que está sendo implementado para atender ao Projeto EC725, que prevê a produção local de 50 helicópteros desse modelo para as Forças Armadas brasileiras.

Para o projeto de modernização dos helicópteros AS365K Pantera está prevista a participação de engenheiros do Exército Brasileiro, visando oferecer ao cliente novos conhecimentos sobre todas as fases do programa. Na fase de execução dos serviços, mecânicos e gerentes logísticos da Aviação do Exército também participarão do projeto, realizando "on the job training", para transferência de conhecimento nessa área.



Outras coberturas especiais


Nuclear

Nuclear

Última atualização 26 JUN, 12:00

MAIS LIDAS

Base Industrial Defesa