BID – Kryptus lança primeiro Cripto-Processador Seguro nacional de uso geral

A empresa Kryptus, localizada em Campinas (SP) e especializada em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de sistemas de hardware e software seguro para aplicações críticas, lançará nesse semestre o Cripto-Processador Seguro (CPS) – primeiro processador criptográfico de uso geral disponível comercialmente. Elaborado com tecnologia nacional e financiado pela FINEP (www.finep.gov.br), o produto é voltado para aplicações críticas onde a segurança contra ataques físicos e lógicos, além de confidencialidade e proteção de propriedade intelectual, são estratégicos.
 
Além das proteções contra ataques e cópias indevidas (todo o sistema operacional e software são cifrados e assinados digitalmente, além de implementar um “Firewall em Hardware” contra invasões de seus periféricos), o CPS possui forte mecanismo inovador anti-malware e anti-rootkit. Por possuir distintos núcleos de execução concorrentes, as funções de criptografia e auditoria são isoladas, permitindo com que o “kernel” do sistema operacional seja constantemente checado, para detectar modificações por algum software malicioso. Em caso de ataque, o CPS consegue restaurar a imagem do kernel em tempo real, garantindo assim a integridade do sistema.
 
Dentre as possíveis aplicações do CPS, estão: proteção de Veículos Não-Tripulados, rádios cifrados, urnas eletrônicas seguras, preservação de propriedade intelectual de sistemas embarcados em geral, cifradores de links e VPNs, Módulos de Segurança Criptográficos (HSMs) e outras aplicação críticas.
Além do processador criptográfico de alto desempenho, construído com base na arquitetura RISC Sparc V8 e com base na linguagem de descrição de hardware VHDL, a Kryptus indiretamente capacita seu corpo de aproximadamente 30 engenheiros para desenvolver soluções diversas como: microcontroladores seguros, smart-cards, tokens, IP Cores VHDL e bibliotecas criptográficas, complementando seu portfolio de soluções de segurança da informação.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter