DEGENAR – Livro “Indústria de Defesa do Brasil – História, Desenvolvimento, Desafios”


DefesaNet recomenda o livro “Indústria de Defesa do Brasil – História, Desenvolvimento, Desafios”, do jornalista e escritor Cosme Degenar Drumond.

Também recomendamos a leitura da excelente análise, em português e inglês:

DEFESA NACIONAL – Verdade nua e crua Link

BRAZILIAN DEFENSE – The Hard REALITY Link
 
Neste trabalho, o autor executa verdadeiras peripécias para coletar e juntar em uma narrativa coerente a história – ou, como ele mesmo diz, pelo menos o início de uma história – da indústria de defesa do Brasil. A trajetória vai desde os primórdios, na Colônia, ao seu auge e decadência, registrados no século XX. Mas alcança, naturalmente, o renascer da fênix, que o país vive nestas primeiras décadas do século XXI, a partir do desenho de uma política de Estado que envolve esse setor industrial, cristalizado na Estratégia Nacional de Defesa (2008).

O leitor verá que, além do levantamento o mais exaustivo possível sobre equipamentos bélicos em Portugal e seus reflexos no Brasil colonial – objetivo muitíssimo dificultoso, devido a distância temporal dos fatos e ao ineditismo das fontes primárias, trancadas em arquivos e museus – Degenar traça também o contexto ora diplomático, ora guerreiro em que as informações se enquadram. A mesma visão se entende para os períodos subsequentes – o do Reino Unido, o das Duas Coroas (quando o Brasil foi espanhol), o do Império e o da Primeira República.

Da Segunda República em diante, os dados vão sendo paulatinamente mais acessíveis, porém, menos estáveis na historiografia. Assim é que, nessa faixa temporal, e sobretudo nos assuntos de atualidade, o escritor recorre a sua veia jornalística e passa a abordar o tema no calor da hora, tal como as coisas ainda se estão produzindo, seja no imaginário nacional, seja no dia a dia da indústria ou dos governos mais recentes.

Degenar espera entusiasmar outros pesquisadores para que o tema venha a ser complementado. Nós, que conhecemos a obra do autor, esperamos que ele mesmo possa levar adiante suas pesquisas e nos brindar com novos capítulos desta história.

Como diz o empresário Jairo Candido no prefácio da obra: “a indústria de defesa do Brasil merecia um livro desta envergadura”.

O livro foi patrocinado por Inbra Filtro, Helibras e OAS Defesa. O trabalho de pesquisa, apoiado por Airbus Defence & Space, AVIBRAS Aeroespacial, Dassault Aviation, Dígitro Tecnologia, Índios Indústria e Comércio, RC Serviços de Consultoria de Defesa e Tarobá Engenharia.

A realização é da ZLC Comunicação e Marketing.

Segundo o autor, empresas e instituições do setor têm adquirido o livro para distribuição a seus funcionários, amigos e colaboradores. O livro pode ser adquirido nos seguintes sites:

Livraria Martins Fontes: www.martinsfontespaulista.com.br;
Livraria Cultura: www.livrariacultura.
com.br/p/industria-de-defesa-do-brasil-42745716
ou
diretamente com a editora ZLC: www.zlccomunicacao.com.br

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter