ATECH Exporta Solução de Gerenciamento de Tráfego Aéreo para ÍNDIA

A ATECH, empresa brasileira líder em soluções para sistemas complexos de missão crítica, foi contratada pela Autoridade de Aeroportos da Índia (AAI – Airports Authority of India) para implantar o “SkyFlow ATFM”. O contrato, no valor de US$18,5 milhões, iniciará sua execução este mês (julho/2014) e tem 30 meses de duração. A assinatura aconteceu na terça-feira (22), na Índia.  

O Skyflow é um sistema de gestão e controle de fluxo de tráfego aéreo, que integra os dados das companhias aéreas, aeroportos e órgãos de controle, entre outros, com informações meteorológicas de interesse para o controle de tráfego aéreo em uma base de dados unificada.

Com esta integração, o sistema permite que os órgãos de controle do tráfego aéreo atuem para equilibrar a capacidade e a demanda aéreas a fim de garantir a segurança das operações e a regularidade e pontualidade dos voos. 

Para conquistar esse contrato a ATECH, empresa controlada pela Embraer Defesa & Segurança, participou de uma concorrência internacional e foi vencedora por apresentar uma solução competitiva e de excelência técnica, customizada às necessidades do setor aeronáutico indiano.

“Este contrato tem um significado especial para a ATECH, marcando o reconhecimento internacional da excelência de nossas soluções. Como este projeto estamos fornecendo, internacionalmente, soluções e produtos que são resultados da nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento, e projetando globalmente uma tecnologia crítica nacional”, ressalta o presidente da empresa, Jorge Ramos.

Segundo Ramos, a ATECH se destacou dentre as demais empresas pela expertise no desenvolvimento de projetos de grande complexidade, como a integração de todo o setor aéreo de um país em um sistema único de gerenciamento de tráfego.

A solução provida pela ATECH é resultado do esforço contínuo da empresa no desenvolvimento de sistemas inovadores para controle e gerencialmente do tráfego aéreo. Neste histórico de construção de uma competência ímpar destaca-se a importante parceria da ATECH com a Força Aérea Brasileira, visando assegurar o excelente nível da gestão de trafego aéreo no país.

O sistema será adaptado à realidade da AAI para atuar dentro da realidade e condições específicas do fluxo dos voos indiano. No Brasil, um sistema semelhante está em operação no CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea), no Rio de Janeiro. “A ATECH mostrou-se apta a promover um salto de qualidade tecnológica nessa área dentro do Brasil e a demonstrada confiabilidade deste sistema foi decisiva para a conquista do contrato com a AAI”, conclui Ramos. 

O setor de transporte aéreo indiano está em grande ascensão. De 2000 para cá, conforme dados da AAI, o volume de passageiros embarcados saltou de 42 milhões/ano para 150 milhões/ano. Até 2020 este volume deve chegar a 452 milhões/ano, o que tornará a Índia o 3º maior mercado de aviação. Para atender esta demanda por transporte aéreo o investimento deve chegar a US$ 120 bilhões até 2020.

Nota DefesaNet – Identificação da esquerda para a direita: Mr Mansoor Ahmad – General Manager CNS-P,  Mr P. K. Bandopadjay – Executive Director CNS-P, Jorge Ramos – CEO da ATECH e Cláudio Carvas – Diretor de Negócios Corporativos da ATECH

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter